MENUS DE APRENDIZAGEM

  • Paulo Lúcio Scheffer Lima UGB

Resumo

Menu de Aprendizagem é uma ferramenta de diferenciação da aprendizagem que dá aos alunos várias opções de atividades para se alcançar um objetivo didático. Existem vários estilos de Menus de Aprendizagem e várias maneiras de criá-los. Mas é utilizando ferramentas digitais que os Menus ganham vida e se tornam interativos. Para turmas heterogêneas, especialmente de adolescentes, em que os níveis de prérequisito variam de aluno para aluno, bem como as habilidades pessoais, é sempre bom utilizar os Menus de Aprendizagem, que podem ser combinados com a sala de aula invertida. Podem ser utilizados após uma explanação geral do conteúdo, distribuindo as subdivisões do mesmo em tarefas específicas. Possuem vantagens como: colocam o aluno no centro da aula, enquanto o professor se torna supervisor e conselheiro; podem ser utilizados com alunos de todas as idades e adaptados a qualquer conteúdo; ajudam a desenvolver o protagonismo juvenil, já que cada aluno vai tomar decisões de acordo com suas preferências; transferem para o aluno a responsabilidade da execução das tarefas, reduzindo a cobrança do professor e o desgaste professor-aluno. Embora seja uma técnica aplicável a muitas situações, é preciso garantir aos estudantes uma explicação clara sobre as regras para haja uma participação eficaz.

Como Citar
LIMA, Paulo Lúcio Scheffer. MENUS DE APRENDIZAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2110>. Acesso em: 25 abr. 2024.