EDMODO

Plataforma de Uso Pedagógico para Alunos e Professores

  • Gilmara Gomes Pereira
  • Rafael Teixeira dos Santos

Resumo

Os métodos de ensino ampliam-se a cada dia devido às demandas da atual era tecnológica a qual vivemos. A internet, é o principal exemplo que se tem de uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e da relevante importância para as atividades laborais, principalmente, para os profissionais que lidam com o conhecimento, com tecnologias ou com algumas atividades destinadas a sociedade. Na escola é de suma importância sua utilização sendo um dos meios para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, e devido aos avanços digitais, possibilitou uma maior abrangência do espaço maximizando uma aprendizagem colaborativa e participativa, por meio de redes de ensino. É de suma importância entender suas formas de resgatar, compartilhar e compreender assuntos vistos em aula, através de uma rede social educativa. O EDMODO, é uma plataforma, que tem como uma de suas funções, ser uma rede social educativa de acesso livre baseada na tecnologia de microblogging. Está disponível em vários idiomas e conta com espaços customizados para a interação de professores, estudantes e pais de estudantes. Esse ambiente virtual permite ao professor criar cenários de aprendizagem virtual, restritos e gratuitos, com a necessidade de senha e login para acesso, não havendo necessidade de pagar por uma licença ou suporte técnico do ambiente. A plataforma possibilita a utilização de recursos de hipertextualidade entre alunos e professores de modo a interagir e compartilhar recursos educacionais como fotos, vídeos, músicas e textos, favorecendo o desenvolvimento do processo de produção de conhecimento. Entende-se que este ambiente, além de permitir o desenvolvimento de um espaço de aprendizado de apoio para a prática educativa presencial, possibilita o uso de recursos para a interação entre os usuários do EDMODO mediante aprovação de convite com um conjunto de funcionalidades personalizáveis, favorecendo uma rede de apoio dirigido através da colaboração e mediação, no caso da relação educador-aluno.

Como Citar
PEREIRA, Gilmara Gomes; SANTOS, Rafael Teixeira dos. EDMODO. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2112>. Acesso em: 20 jan. 2021.