APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS

Concepção, Desenvolvimento, Uso e Aplicação de Jogos na Formação Docente

  • Júlia Magalhães Torres Calixto
  • Milena Murta Gonçalves Guimarães
  • Rafael Teixeira dos Santos

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Jogos (em inglês GBL - Game Based Learning) é uma metodologia pedagógica que se baseia no uso de jogos na formação e educação dos indivíduos. Pensando em um simples jogo virtual, uma pequena ação onde é necessário combinar alguns itens para criar novos elementos, exigirá que o jogador experimente novas combinações e aprenda novas soluções. E todo esse caminho de tentativas e erros, no final, acaba sendo gratificante pois conseguiu encontrar outro elemento. Desta mesma forma, com mecanismos similares a esses jogos, se torna possível criar ambientes que envolvam mais ainda a aprendizagem significativa. Com os jogos, em um processo de gamificação, existe a possibilidade de construir ambientes que permitam que o usuário ganhe experiências enriquecedores de forma mais interessante e lúdica. Existe uma gama de opções de jogos que atendem as mais variadas necessidades onde o jogador pode manipular, explorar, deduzir soluções para a resolução das fases e tudo isso seguindo um certo ritmo e um certo planejamento criado pelo professor. A aprendizagem se modifica gradativamente com o avanço tecnológico. Sendo assim, não se deve criar limitações em modelos não mais tão eficazes. E deve-se lembrar que a implementação dos jogos nas práticas pedagógicas não substitui a participação do professor e o uso de outros materiais.

Como Citar
CALIXTO, Júlia Magalhães Torres; GUIMARÃES, Milena Murta Gonçalves; SANTOS, Rafael Teixeira dos. APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2114>. Acesso em: 20 jan. 2021.