O USO DO KAHOOT! E DO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO NAS AULAS REMOTAS

  • Paloma de Lavor Lopes

Resumo

Diante dos desafios pedagógicos durante a pandemia, utilizei as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para engajamento e avaliação discente. Assim, foi proposto aos alunos do 3º Período do curso de Direito, 3º e 8º Períodos do curso de Administração e 7º Período do curso de Engenharia de produção do UGB, como parte do processo avaliativo das disciplinas de Economia Política, Economia, Comércio Exterior e Análise de Mercados e Investimentos, a utilização de duas TDICs: Kahoot! e Socrative. O aplicativo Kahoot! permite com que as aulas se tornem mais dinâmicas e interativas, favorecendo a avaliação dos conhecimentos em tempo real. É uma ferramenta gratuita e intuitiva, com várias possibilidades de tornar as aulas gamificadas, verificando os conhecimentos dos alunos em tempo real. Já o Socrative torna possível levar a experiência de sala de aula para qualquer tempo ou lugar. O aplicativo permite conectar pessoas em uma sala virtual para a realização de atividades que podem ser acompanhadas em tempo real pelo professor. As atividades são realizadas a partir de um banco elaborado pelo professor, com questões que incluem testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, respostas curtas ou questões dissertativas. O aplicativo permite a criação de uma “corrida espacial” em que os discentes disputam em grupos entre si.

Como Citar
LOPES, Paloma de Lavor. O USO DO KAHOOT! E DO SOCRATIVE COMO FERRAMENTA DE ENGAJAMENTO NAS AULAS REMOTAS. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2211>. Acesso em: 19 abr. 2024.