DA UNIVERSIDADE À INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Possibilidades de Parcerias no Ensino Remoto nas Aulas de Ginástica

  • Joice de Oliveira Silva
  • Josiane Silva de Barros Duarte

Resumo

A pesquisa teve como objetivo buscar uma articulação entre os conhecimentos desenvolvidos na universidade e a prática produzida, vivenciada e experimentada na escola, oferecendo ao aluno em formação profissional uma possível análise da atual conjuntura política, social, econômica e cultural que a pandemia causou no âmbito da educação, seguida da oportunidade de observar as aulas planejadas do 1º ano dos anos iniciais da Educação Básica, nas novas configurações de ensino remoto emergencial. O foco central da pesquisa foi relatar as experiências compartilhadas nas aulas práticas de ginástica artística escolar, que foram elaboradas em parceria de duas Profissionais de Educação Física em época de pandemia. Na metodologia foram utilizados materiais didáticos elaborados a partir de videoaulas que foram planejadas a fim de explanar o conteúdo prático à turma do sexto período de licenciatura do Curso de Educação Física e aplicar à turma do primeiro ano dos Anos Iniciais da Educação Básica em suas aulas práticas on-line.

Como Citar
SILVA, Joice de Oliveira; DUARTE, Josiane Silva de Barros. DA UNIVERSIDADE À INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2223>. Acesso em: 19 abr. 2024.