INDICADORES DE DESEMPENHO RELACIONADOS AOS ASPECTOS OFENSIVOS E DEFENSIVOS DE ACORDO COM O RESULTADO DE PARTIDAS DA SÉRIE C DO CAMPEONATO BRASILEIRO

Um Estudo de Caso

  • Cláudio Luís Toledo Fonseca
  • Paulo Henrique Fernandes de Freitas
  • Vítor de Paulo Fortes

Resumo

Indicadores de desempenho podem ser definidos como a seleção e combinação de variáveis que definem algum aspecto do desempenho e auxiliam a encontrar o sucesso no esporte. O objetivo deste estudo foi analisar os indicadores de desempenho relacionados às situações de jogo de acordo com o resultado das partidas de uma equipe participante da Série C do Campeonato Brasileiro. Para tal foi utilizado o scout de jogo adaptado de Vendite, Moraes e Vendite (2003) organizado segundo as ações ofensivas e defensivas da equipe. Foram analisados 18 jogos divididos de acordo com o resultado do jogo: vitória (n=5); derrota (n=5); e empate (n=8). Foram calculadas as diferenças significativas (p<0,05) das variáveis de desempenho entre os resultados dos jogos através do teste de Kruskal-Wallis. Os resultados demonstraram que nas vitórias da equipe avaliada foi verificada valores significativamente (p<0,05) mais elevados de gols a favor e da eficácia das jogadas de fundo, e escores inferiores (p<0,05) aos outros resultados (derrota e empate) do número de passes errados e faltas sofridas ambos na zona ofensiva.

Como Citar
FONSECA, Cláudio Luís Toledo; FREITAS, Paulo Henrique Fernandes de; FORTES, Vítor de Paulo. INDICADORES DE DESEMPENHO RELACIONADOS AOS ASPECTOS OFENSIVOS E DEFENSIVOS DE ACORDO COM O RESULTADO DE PARTIDAS DA SÉRIE C DO CAMPEONATO BRASILEIRO. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2233>. Acesso em: 23 abr. 2021.