O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

A Questão da Progressão Continuada

  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães
  • Janaina de Souza Braz

Resumo

Este estudo analisa a questão da alfabetização no contexto da progressão continuada preconizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e implantada em diversos estados brasileiros, como no caso de São Paulo e Rio de Janeiro. Trata-se de um trabalho bibliográfico que buscou em livros e artigos científicos levantar porque algumas crianças chegam ao 5º ano de escolaridade sem estarem plenamente alfabetizadas. Verificou-se que progressão continuada precisa ser revista pelos sistemas escolares, além de ser necessário um amplo debate entre professores, profissionais da educação e os pais dos alunos.

Como Citar
GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto; BRAZ, Janaina de Souza. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2248>. Acesso em: 19 abr. 2024.