ESTUDO DA VELOCIDADE INICIAL E DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO NA REAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DO MERCAPTOBENZOTIAZOL POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO

  • Adriana Lau da Silva Martins
  • Maria Ilma de Andrade Silva
  • Ronildo Jorge de Oliveira

Resumo

O mercaptobenzotiazol (MBT) é um produto químico orgânico de ampla aplicação em diversos setores da indústria química, sendo um composto tóxico a saúde e ao meio ambiente. Sua degradação requer técnicas de oxidação avançada, por ser um produto classificado como recalcitrante ou persistentes a degradação microbiológica. A técnica de oxidação química que vem sendo aplicada para a degradação de produtos recalcitrantes são os POAs (Processos Oxidativos Avançados) que apresenta entre as suas classificações as reações de Fenton-like que será abordada nessa pesquisa. Nesse pesquisa foram utilizados o resíduo de minério de ferro como catalisador, o peróxido de hidrogênio, e a substância MBT nas condições pré-determinadas como ótimas em pesquisas anteriores, que foram: MBT]= 100 mg L-1 , [resíduo]= 3 g L-1 , [H2O2] = 6,25 mg L-1 , T= 25ºC, t= 60 minutos e pH= 3.Observou-se que a reação de Fenton-like foi eficiente para a degradação do MBT, indicativo de que a reação é uma reação de mecanismo de oxidação.

Como Citar
MARTINS, Adriana Lau da Silva; SILVA, Maria Ilma de Andrade; OLIVEIRA, Ronildo Jorge de. ESTUDO DA VELOCIDADE INICIAL E DA ENERGIA DE ATIVAÇÃO NA REAÇÃO DE DEGRADAÇÃO DO MERCAPTOBENZOTIAZOL POR PROCESSO OXIDATIVO AVANÇADO. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2260>. Acesso em: 16 abr. 2021.