A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA COMPREENSÃO E DISCUSSÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE UMA USINA HIDRELÉTRICA NAS DISCIPLINAS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL E DIREITO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NA ENGENHARIA AMBIENTAL

  • Francisco Jácome Gurgel Júnior

Resumo

A utilização de Metodologias Ativas no ensino superior é cada vez mais frequente na atualidade e tem sido importante para a assimilação de conteúdos programáticos que demandem uma alta complexidade para sua compreensão e assimilação pelos discentes e que, de alguma maneira, tornem o mesmo um sujeito ativo no processo de assimilação de conhecimentos. Nesse interim é indispensável que os docentes estejam preparados para a inserção destas metodologias ativas em sala de aula com a apreensão e domínio das técnicas e procedimentos necessários à sua plena concretização no processo de ensino-aprendizagem. Borges e Alencar (2014) sustentam que as metodologias ativas são formas de desenvolver o processo do aprender que os professores utilizam na busca de conduzir a formação crítica de futuros profissionais nas mais diversas áreas. Alegam ainda que a utilização dessas metodologias pode favorecer a autonomia do educando, despertando a curiosidade, estimulando tomadas de decisões individuais e coletivas, advindos das atividades essenciais da prática social e em contextos do estudante. Marin et al (2009) endossam que as metodologias ativas de aprendizagem vêm ganhando destaque e são comumente traduzidas como “problematização” e “aprendizagem baseada em problemas (ABP)”, que, embora distintas, apresentam muitas semelhanças, visto que ambas se propõem a romper com os métodos tradicionais de ensino-aprendizagem. Os métodos de aprendizagem ativa ancoram-se na pedagogia crítica e têm em comum o fato de trabalharem intencionalmente com problemas para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem e valorizarem o aprender a aprender e a reflexão sobre as situações propostas desencadeia a busca de fatores explicativos e a proposição de solução ou soluções para o problema segundo o estudo de Marin et al (2009). Estas metodologias de ensino de caráter dinâmico reforçam o comprometimento em ampliar condições para que os estudantes em geral possam ter sua aprendizagem facilitada e também atrativa, participando ativamente do processo de ensino por seu protagonismo. Neste estudo se apresenta uma problematização contextualizada onde os docentes participantes buscarão soluções para o atendimento dos objetivos propostos norteados pelos conteúdos ministrados em sala de aula nas disciplinas de Planejamento Ambiental e Direito/Legislação Ambiental que juntas se complementam e possibilitam a interdisciplinaridade.

Como Citar
JÚNIOR, Francisco Jácome Gurgel. A METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA COMPREENSÃO E DISCUSSÃO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE UMA USINA HIDRELÉTRICA NAS DISCIPLINAS DE PLANEJAMENTO AMBIENTAL E DIREITO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NA ENGENHARIA AMBIENTAL. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2273>. Acesso em: 28 mar. 2024.