MATRIZ DE RISCOS NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS EM AERONAVES NOS PROGRAMAS DE RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS EM SÍTIOS AEROPORTUÁRIOS

  • Mauro Fernando Alves Miranda
  • Emilson Loche

Resumo

Tendo em vista a crescente demanda atual de voos regulares em todo mundo, a aviação civil tem-se aprimorado no que tange a prevenção da segurança de voo. O número exorbitante de pousos e decolagens em todos os aeroportos nacionais e internacionais demanda muita atenção para com a comunidade mundial da aviação civil em operações regulares, pois os fabricantes mundiais de aeronaves civis têm procurado criar projetos arquitetônicos de aeronaves cada vez maiores e com máxima capacidade de carga e passageiros. Com uma matriz de riscos voltada para prevenção de acidentes aeronáuticos, incluso nos programas de resposta às emergências em sítios aeroportuários, se obtém conhecimentos específicos ao tratamento adequado para o salvamento, quando se é declarada uma emergência aeronáutica, pois o aeronauta, mais precisamente o piloto em comando, irá se amparar no que há de mais tecnológico em equipamentos e pessoal multidisciplinar tecnicamente capacitado no solo, e assim, dar um atendimento adequado da intercorrências onde, cita-se o Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis, somada a infraestrutura aeroportuária com intuito de obter tranquilidade ao aeronavegante quanto a qualquer situação sinistrosa.

Como Citar
MIRANDA, Mauro Fernando Alves; LOCHE, Emilson. MATRIZ DE RISCOS NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS EM AERONAVES NOS PROGRAMAS DE RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS EM SÍTIOS AEROPORTUÁRIOS. Simpósio, [S.l.], n. 9, fev. 2021. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2292>. Acesso em: 23 abr. 2021.