AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO USO DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO (Eucaliptus globulus) NO CONTROLE DE CRESCIMENTO DAS BACTÉRIAS MRSA E P. aeruginosa

  • Pedro Henrique da Silva Bezerra
  • Leilly Hellen Roxo de Mattos
  • Leonardo de Figueiredo Vilela

Resumo

Infecção hospitalar é causada por diversos microrganismos sendo, os mais relatados, Staphylococcus aureus resistente a meticilina e P. aeruginosa, dentre as formas de acabar com essa problemática é a desinfecção hospitalar adequada que é feita, em sua maioria, com NaClO (Hipoclorito de sódio), que possui como desvantagens, o forte odor e seu fator de corrosão. Como proposta de substituição, pesquisas apontam o óleo essencial de Eucalyptus globulus, devido a seu potencial ação antimicrobiana. O objetivo do trabalho foi avaliar a ação antimicrobiana do óleo essencial Eucalyptus globulus em comparação com o hipoclorito de sódio diante das bactérias MRSA e P. aeruginosa. A metodologia usada foi qualitativa, através da técnica de disco difusão em triplicada, sendo utilizados discos de papel filtro embebidos com 10µl de óleo essencial nas concentrações 100%, 75%, 50% e 25% diluídos em DMSO e hipoclorito de sódio, nas placas inoculada com a bactéria (concentração 0,5 na escala de MacFarland) foi colocado os discos embebidos com os produtos a serem estudados, e o antibiótico como controle. Placas foram incubadas em estufa a 35 ± 2°C/24 horas, o resultado foi obtido através da medição dos halos de inibição em milímetros. Foi possível observar que a MRSA se mostrou sensível em presença de óleo essencial, já a P. aeruginosa apresentou-se resistente, não ocorrendo a formação de halo de inibição. Conclui-se que o uso do óleo essencial Eucalyptus globulus em ambiente hospitalar torna-se inviável, uma vez que o óleo só apresenta eficácia na inibição do crescimento de MRSA. Novos estudos deverão ser feitos para a avaliação da viabilidade da substituição do hipoclorito de sódio por óleo essencial no processo de desinfecção hospitalar.

Como Citar
DA SILVA BEZERRA, Pedro Henrique; HELLEN ROXO DE MATTOS, Leilly; DE FIGUEIREDO VILELA, Leonardo. AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DO USO DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO (Eucaliptus globulus) NO CONTROLE DE CRESCIMENTO DAS BACTÉRIAS MRSA E P. aeruginosa. Simpósio, [S.l.], n. 10, abr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2481>. Acesso em: 21 jun. 2024.