MARKETING DE RELACIONAMENTO OS IMPACTOS DA COVID-19: Estudo de Campo em uma Empresa de Atividades Esportivas

  • Maxiane da Silva Marques
  • Nathália Gomes da Silva
  • Lauro Leoncio Wagner Peixoto

Resumo

A pandemia do COVID-19 ocasionou transformações no meio social e empresarial rompendo as relações físicas entre as empresas e seus clientes. Entretanto, os avanços na tecnologia de informação e comunicação serviram como uma saída para atenuar as perdas devido a esse rompimento, haja vista que as empresas buscaram reforços focados nas estratégias do marketing de relacionamento aliadas às ferramentas digitais de comunicação e colaboração. Este artigo teve como objetivo verificar quais foram as ações de marketing de relacionamento desenvolvidas por uma academia de práticas desportivas, situada em Volta Redonda – RJ, para mitigar os efeitos da pandemia em sua operação. Para atingir este objetivo foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica relativa ao conceito de marketing de relacionamento e um levantamento de campo com base em um questionário eletrônico para verificar quais foram a decisões tomadas pela empresa pesquisada para enfrentar os impactos da pandemia no seu negócio. Os dados da pesquisa foram obtidos, por questão de acessibilidade, de um dos sócios da empresa e foi possível concluir que a aplicação das ferramentas de marketing nas mídias sociais se tornou mandatória como estratégia para o relacionamento com os clientes e mesmo para a sobrevivência das empresas.

Como Citar
DA SILVA MARQUES, Maxiane; GOMES DA SILVA, Nathália; LEONCIO WAGNER PEIXOTO, Lauro. MARKETING DE RELACIONAMENTO OS IMPACTOS DA COVID-19: Estudo de Campo em uma Empresa de Atividades Esportivas. Simpósio, [S.l.], n. 10, abr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2494>. Acesso em: 22 maio 2024.