A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM NO CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE, CAMPUS VOLTA REDONDA

  • Jáder Cristian Fernandes
  • Jean de Lima Oliveira
  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes

Resumo

São perceptíveis as transformações ocorridas no ensino superior ao longo dos anos. Saímos de um ensino acrítico e alheio à realidade da vida, praticado no período imperial, para uma atual conjuntura em que o ensino alia o conhecimento científico teórico com a sua aplicação no cotidiano do futuro profissional. Considerando o viés atual do ensino superior o presente artigo tem como objetivo compreender quais os recursos tecnológicos estão sendo explorados nas práticas docentes do neste nível de ensino, assim como as dificuldades para a sua utilização. A abordagem metodológica utilizada foi uma análise qualitativa e quantitativa, utilizando questionários semiestruturados como instrumento de coleta de dados, sendo aplicados a docentes do Ensino Superior, por meio de aplicativo de mensagem instantânea. Com a pesquisa realizada foi possível compreender que 55,6% dos docentes pesquisados utilizam dispositivos móveis e gameficações em suas aulas, assim como as dificuldades no uso dos recursos são a falta de conhecimento dos recursos tecnológicos (27,8%), a falta de tempo hábil para planejamento das aulas (22,2%) e a falta de materiais disponíveis para o uso do recurso tecnológico (27,8%). Conseguimos com a pesquisa entender que os recursos tecnológicos já fazem parte do aparato didático disponível aos docentes, a questão está relaciona ao incentivo para seu uso mais frequente e o uso de recursos diversificados.

Como Citar
CRISTIAN FERNANDES, Jáder; DE LIMA OLIVEIRA, Jean; RIBEIRO DE ALMEIDA GUEDES, Marcelo. A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINAGEM E APRENDIZAGEM NO CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE, CAMPUS VOLTA REDONDA. Simpósio, [S.l.], n. 10, abr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2519>. Acesso em: 25 abr. 2024.