AS DIFICULDADES DE ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DE APRENDIZAGEM

  • Larissa Mendes Regeneratti
  • Mateus Henrique Porto Malta
  • Nayara Silva de Alcantara

Resumo

Sabe-se que os professores têm uma tarefa difícil ao carregar a responsabilidade de corrigir erros ortográficos dos letrandos. No entanto, todo erro pode ser explicado, uma vez que não são cometidos por acaso. Ainda assim, muitas escolas encontram dificuldades relação ao ensino de aquisição da escrita. Mesmo aqueles alunos que têm o hábito de escrever, encontram dúvidas sobre uma determinada palavra. As dificuldades enfrentadas pelos estudantes podem ser se uma palavra é masculina ou feminina, se uma escreve com consoante ou vogal, se recebe acento ou não, ou de acordo com o uso regional. Por isso, o processo de alfabetização/letramento tem sido questionado por aqueles que se preocupam com a educação. Tal aprendizado da língua portuguesa durante a infância envolve dois processos: alfabetização e letramento.

Como Citar
MENDES REGENERATTI, Larissa; HENRIQUE PORTO MALTA, Mateus; SILVA DE ALCANTARA, Nayara. AS DIFICULDADES DE ORTOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DE APRENDIZAGEM. Simpósio, [S.l.], n. 10, abr. 2022. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2590>. Acesso em: 24 fev. 2024.