APLICABILIDADE POR ANALOGIA DA GUARDA COMPARTILHADA AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS FRENTE AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE E FALTA DE LEGISLAÇÃO PERTINENTE

  • Rejane da Silva UGB
  • Daniel Roxo de Paula Chiesse UGB

Resumo

Frente as constantes transformações em sociedade, principalmente em relação aos conceitos de família, o presente trabalho visa a aproximação do Direito brasileiro, sobretudo o Direito Civil de um tema jurídico puramente humano: o destino do animal de estimação após a dissolução litigiosa da sociedade e do vínculo conjugal, levando em consideração para tanto, a relação afetiva do animal no seio da família, o status jurídico do animal e a falta de legislação específica. Desta forma, visa-se a busca de respaldo a este questionamento realizando uma reflexão acerca da possibilidade de mudança do status atribuído aos animais atualmente, para seres sencientes e sujeito de direitos bem como da aplicabilidade por analogia do instituto da guarda compartilhada para animais domésticos como meio de resolução das inúmeras demandas ao judiciário.

Como Citar
SILVA, Rejane da; CHIESSE, Daniel Roxo de Paula. APLICABILIDADE POR ANALOGIA DA GUARDA COMPARTILHADA AOS ANIMAIS DOMÉSTICOS FRENTE AS MUDANÇAS NA SOCIEDADE E FALTA DE LEGISLAÇÃO PERTINENTE. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, maio 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2720>. Acesso em: 03 maio 2024.