LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: Teoria e Prática

LITERARY LITERACY IN THE CLASSROOM: Theory and Practice

  • Elisa Andrade Costa
  • Isabela de Carvalho Barbosa

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é apresentar reflexões acerca do conceito de letramento literário e o modo como é tratado em documentos como a BNCC e o Novo Ensino Médio. Então, a partir de teóricos que abordam o assunto, são levantadas questões em torno da prática pelo livro didático em relação a tais direcionamentos. Desse modo, pretende-se contribuir para a reflexão sobre os desafios a serem superados quanto ao estímulo à leitura no percurso escolar e como isso se dá no sistema educacional. Para tal propósito, foi analisado o livro Multiversos: Língua Portuguesa (Ensino Médio), de Maria Tereza A. Campos e Lucas S. Oda, do ano de 2020. Durante a análise, foram considerados os pontos que trataram sobre a literatura e suas peculiaridades. Assim, percebemos a falta de base no panorama apresentado sobre o assunto e como isso pode vir a atrapalhar o desenvolvimento das atividades posteriores, tanto para o aluno como para o professor. Por fim, observamos como as aulas de literatura vêm sendo negligenciadas no processo educativo e, além disso, que muitos desafios precisam ser vencidos para que o letramento literário se torne constante em sala de aula, fazendo com que a leitura se transforme em hábito para que, assim, consigamos formar leitores.

Como Citar
COSTA, Elisa Andrade; BARBOSA, Isabela de Carvalho. LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: Teoria e Prática. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, maio 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2751>. Acesso em: 03 maio 2024.