OS NOVOS SABERES: Uma Perspectiva para a Educação

THE NEW KNOWLEDGE: A Perspective for Education

  • Lucas Franzone de Oliveira Vilela
  • Rafaela Luiz da Silva Archanjo
  • Yasmin de Castro Lopes
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar o modelo de educação aplicado nas escolas públicas brasileiras cujas propostas englobam a formação integral do indivíduo e a aprendizagem significativa, de modo a prepará-lo e capacitá-lo para a vida cidadã, com conhecimento e respeito às leis e às diferenças culturais presentes em uma sociedade democrática e consciente de sua participação política utilizando, para tanto, temas transversais como por exemplo: Direitos Humanos, Pluralidade Cultural, Saúde, Ética, Meio Ambiente e Orientação Sexual, que são abordados em sala de aula de diferentes formas em todas as disciplinas. Diante isso, esse estudo desenvolveu uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, juntamente como uma pesquisa de campo realizada por meio de questionário, com o objetivo de conhecer a maneira como esses temas são abordados nas aulas, segundo a visão dos estudantes da Educação Básica. Verificou-se que alguns temas são abordados com mais frequência, como Ética e Meio Ambiente enquanto outros são menos valorizados, como é o caso de Educação Alimentar e Saúde.

Como Citar
VILELA, Lucas Franzone de Oliveira et al. OS NOVOS SABERES: Uma Perspectiva para a Educação. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 14, maio 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2780>. Acesso em: 03 maio 2024.