RACISMO, DESIGUALDADE SOCIAL E OS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE-ÉTNICO RACIAL DE CRIANÇAS EM CONTEXTOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS

RACISM, SOCIAL INEQUALITY AND THE EFFECTS ON DEVELOPMENT OF THE RACIAL-ETHNIC-IDENTITY OF CHILDREN IN SOCIALLY VULNERABLE CONTEXTS

  • Sandra Duarte Antão
  • Igor da Silva Geremias
  • Ana Cláudia de Azevedo Peixoto

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa de campo de mestrado da autora principal (1) que apresentava como objetivo a elaboração de um Programa de Intervenção para crianças em vulnerabilidade social. A pesquisa foi realizada no ano de 2019 no bairro Paraíso de Cima/Barra Mansa. Foram selecionadas 21 crianças para levantamento da competência social e problemas de comportamentos através do instrumento Child Behavior Checklist respondido pelos responsáveis. Este estudo atendeu aos princípios éticos sendo aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFRRJ. Entre os dados sociodemográficos coletados, no que concerne a identificação étnico-racial, esta foi obtida através da declaração dos informantes, utilizando-se a classificação segundo IBGE. Os resultados indicaram que 13 crianças foram identificadas como pretas e 8 como sendo pardas, compondo assim 100% dos participantes. É possível corroborar estudos que indicam a existência de uma demarcação racial encontrada nas condições de vulnerabilidade social, sendo a população negra o reflexo dessa estatística. Assim, o racismo mostra-se como fator de risco para o desenvolvimento infantojuvenil. O estudo sugere a ampliação de pesquisas que contribuam para a promoção do fortalecimento da identidade étnico-racial de crianças e adolescentes negros bem como intervenções práticas para uma Psicologia Antirracista.

Como Citar
ANTÃO, Sandra Duarte; GEREMIAS, Igor da Silva; PEIXOTO, Ana Cláudia de Azevedo. RACISMO, DESIGUALDADE SOCIAL E OS EFEITOS NO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE-ÉTNICO RACIAL DE CRIANÇAS EM CONTEXTOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 6, maio 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2784>. Acesso em: 03 maio 2024.