MANIPULAÇÃO DOS DADOS DOS USUÁRIOS PELAS EMPRESAS

MANIPULATION OF USER DATA BY COMPANIES

  • Gabriel Antônio Eugênio
  • Matheus de Souza Silva
  • Lauro L. W. Peixoto

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar como é a relação de dados dos usuários nas empresas e verificar quais são as fragilidades às quais os usuários estão sujeitos em função da maneira como seus dados têm sido tratados ou utilizados no mundo digital. Para alcançar seu objetivo foi feita uma pesquisa bibliográfica com base em sites de comentários na internet sobre o documentário cinematográfico Dilema das Redes, o qual expõe relatos de ex-funcionários das maiores empresas do mundo no ramo de comunicação digital, e o livros sobre os conceitos de colonialismo de dados e capitalismo de vigilância. A pesquisa permitiu concluir que estas empresas, para lucrar com propagandas e anúncios na mídia digital têm se aproveitado da necessidade de informações pelos usuários e têm interferido na sua privacidade individual.

Como Citar
EUGÊNIO, Gabriel Antônio; SILVA, Matheus de Souza; PEIXOTO, Lauro L. W.. MANIPULAÇÃO DOS DADOS DOS USUÁRIOS PELAS EMPRESAS. Simpósio, [S.l.], n. 11, p. 1, maio 2023. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/2811>. Acesso em: 03 maio 2024.