UMA METODOLOGIA APLICADA AO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

  • UGB FERP UGB
  • Andréa Moreira

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO (DISCIPLINA E SÉRIE EM QUE FOI APLICADA)


Uma Metodologia aplicada ao Curso de Arquitetura e Urbanismo. 9º e 10º períodos.


 


OBJETIVOS DA AÇÃO


O Trabalho de Conclusão de Curso do CAU|UGB tem como objetivo principal a produção de projetos de Arquitetura e Urbanismo dos alunos concluintes que funcionem como síntese do aprendizado adquirido durante os cinco anos de duração do curso. Os alunos desenvolvem em dois períodos letivos a construção deste trabalho a partir de etapas bem definidas e com a orientação, num sistema de rodízio, de uma equipe de professores previamente selecionados (01 professor a cada 10 alunos). Os resultados obtidos nos últimos 08 anos (2006|2013) são bastante expressivos e, a cada ano, mais consistentes, o que nos incentiva a compartilhar com a comunidade acadêmica sua metodologia em permanente processo de avaliação.


 


CONTEÚDOS TRABALHADOS


As duas disciplinas que compõem o Trabalho de Curso do CAU|UGB acontecem nos dois últimos semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo - FMATC + TC – e têm Ementa, Bibliografia e Conteúdos Programáticos próprios. Funcionam também a partir da existência de REGULAMENTO que estabelece Procedimentos e regras esclarecidas aos alunos e orientadores previamente. A disciplina Fundamentos Metodológicos Aplicados ao Trabalho de Curso - FMTATC - abriga a realização da Monografia que subsidia teoricamente o Trabalho de Projeto a ser produzido e posteriormente a realização do Partido Arquitetônico e Urbanístico, apresentado àBANCA de AVALIAÇÃO, composta pelos professores orientadores. Essa disciplina tem possibilidade de realização de dependência. A disciplina intitulada Trabalho de Curso - TC – abriga o desenvolvimento projetivo de Arquitetura e Urbanismo do Tema selecionado pelo aluno em duas etapas que são avaliadas a partir da apresentação do trabalho a bancas compostas pelos orientadores, professores da casa e arquitetos convidados, a saber: Estudo Preliminar – BANCA INTERMEDIÁRIA (Nota de peso 3) Anteprojeto – BANCA FINAL (Nota de peso 7) Essa disciplina não admite dependência. Assim, em caso de reprovação, há a possibilidade de cursar em turma extraordinária no semestre seguinte;

Como Citar
FERP, UGB; MOREIRA, Andréa. UMA METODOLOGIA APLICADA AO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO. Simpósio, [S.l.], n. 2, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/309>. Acesso em: 20 ago. 2022.