RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA : Direitos Humanos

  • Wagner Copola Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A Disciplina de Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – APTA IV, possibilita ao discente de Psicologia a compreensão crítica acerca da discussão da Educação em Direitos Humanos. Durante a disciplina apresentamos como proposta de estudo e pesquisa, o estudo do conceito de Direitos Humanos; A Declaração Universal dos Direitos Humanos e seus princípios norteadores, Conceito de dignidade da pessoa humana, igualdade de direitos e cidadania; Compreensão das principais violações de direitos e suas consequências na sociedade; políticas públicas de seguridade e proteção social; bem como o papel do psicólogo como profissional dos Direitos Humanos. Permite ainda, ao discente, o interesse pela pesquisa e reflexão acerca da garantia de direitos às classes marginalizadas pela sociedade; apresenta as expressões da Questão Social e possibilita a reflexão por parte do aluno acerca do papel do psicólogo frente a políticas relacionadas aos Direitos Humanos. Assim, como proposta de nota (avaliação da disciplina), foi sugerio um seminário com temáticas  variadas, frente ao contexto contemporâneo dos Direitos e Violações dos Direitos Humanos.

Como Citar
COPOLA, Wagner. RELATO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA : Direitos Humanos. Simpósio, [S.l.], n. 12, p. 10, fev. 2024. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/3100>. Acesso em: 02 maio 2024.