EXAMES DE TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR RH COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR CONTEÚDOS DO PROGRAMA CURRICULAR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • UGB FERP UGB
  • Altagratia Chiesse
  • Renato Teixeira

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Curso: Ciências Biológicas – 3º ano/5º período – alunos do Projeto PIBID


Disciplina: Genética


 


OBJETIVOS DA AÇÃO


Despertar a criatividade nos alunos para desenvolverem ideias e metodologias que visem à solução de problemas de falta de interesse e dificuldades de aprendizagem na disciplina de ciências biológicas no ensino médio. Capacitar os alunos a escolher e elaborar atividades práticas com vistas a complementarem e enriquecerem o conteúdo das aulas teóricas do ensino de ciências. Explorar a utilização de uma prática laboratorial simples como um recurso didático para a compreensão dos fenômenos básicos com respeito à ação da genética na seleção dos tipos e dos fatores sanguíneos.


 


CONTEÚDOS TRABALHADOS


Protocolos para a realização de exames de sangue com fins didáticos. Mecanismos de hereditariedade em genética que selecionam o tipo sanguíneo (genética do sistema ABO e do fator Rh), a reação de aglutinação e a relação entre antígenos e anticorpos.

Como Citar
FERP, UGB; CHIESSE, Altagratia; TEIXEIRA, Renato. EXAMES DE TIPAGEM SANGUÍNEA E FATOR RH COMO INSTRUMENTO PARA SE TRABALHAR CONTEÚDOS DO PROGRAMA CURRICULAR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/346>. Acesso em: 19 abr. 2024.