CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DA ÁGUA EM RESERVATÓRIO LOCALIZADO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE, CAMPUS BARRA DO PIRAÍ-RJ

  • UGB FERP UGB
  • Guilherme da Silva
  • Danielle Novaes

Resumo

O monitoramento da qualidade da água, além de registrar as variações espaço temporais relaciona os diversos mecanismos do sistema hídrico com toda a sua bacia de drenagem, a exemplo da capacidade de autodepuração.No Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Campus Barra do Piraí, há um reservatório de água que é utilizado para o abastecimento da instituição. Conhecer a qualidade de sua água através de análises de seus parâmetros físicos e químicos é fundamental para as atividades do Campus. O presente estudo tem como objetivo analisar as variações de parâmetros físicos e químicos da água de um reservatório localizado no Centro Universitário Geraldo Di Biase (Campus Barra do Piraí) e relacioná-los com o uso da terra. No reservatório do UGB serão definidos três pontos para as análises de água. Estes pontos serão georreferenciados, com o auxílio de um aparelho de GPS, e localizados próximo à floresta, à área degradada e à captação de água do Centro Universitário Geraldo Di Biase. Ao longo de 173 dias, esses pontos foram amostrados quanto aos seguintes parâmetros físicos e químicos da água: temperatura, condutividade elétrica, total de sólidos dissolvidos, acidez (pH) e oxigênio dissolvido.Até o momento, a água do reservatório do UGB mostra valores aceitos para a potabilidade. No entanto, mais estudos são necessários para verificar se a qualidade da água se manterá ao longo do ano.

Como Citar
FERP, UGB; DA SILVA, Guilherme; NOVAES, Danielle. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA E QUÍMICA DA ÁGUA EM RESERVATÓRIO LOCALIZADO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE, CAMPUS BARRA DO PIRAÍ-RJ. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/348>. Acesso em: 19 abr. 2024.