AULA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO

  • UGB FERP UGB
  • Flávio Pires
  • Eduardo Ormond
  • Rodrigo Galves
  • Marcelo Cosme

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Essa aula prática foi desenvolvida na disciplina Contextualização em Engenharia de Produção I. Destaca-se a efetiva participação dos graduandos do 7º período e que esse estudo foi objeto do TCC do aluno Felipe Gonçalves Pedro, formando 2014/2 (orientado pelo professor Flávio Pires, um dos autores desse exercício prático). De uma forma geral os alunos que ingressam no curso de Engenharia de Produção não têm o conhecimento da realidade do chão de fábrica e dos seus problemas cotidianos. Ter essa experiência, seja por intermédio de estágios, de visitas ou por simulação em laboratórios/exercícios práticos é fundamental para a preparação desse profissional para o mercado de trabalho. No segundo semestre de 2014 foi desenvolvida uma aula prática para Simular uma Linha de Produção, que é uma metodologia que permite ao aluno vivenciar os problemas reais de uma linha de produção em dimensões reduzidas, e compartilhar e testar possíveis soluções através de tentativa e erro, com base nos princípios do Sistema de Produção Enxuta, de forma a evidenciar os resultados em termos de Qualidade, Produtividade e Custo.


 


OBJETIVOS DA AÇÃO


Este trabalho tem por objetivo desenvolver a habilidade dos estudantes do curso de graduação de engenharia, através de um exercício prático, de solucionar problemas da vida real, situações que podem vir a ocorrer no dia a dia de uma linha de produção linear clássica, desenvolver e aperfeiçoar o trabalho em equipe, e melhor capacitar futuros engenheiros para o acirrado e competitivo mercado de trabalho. Os objetivos específicos da aula prática foram:


  •  Fazer uma análise de um conjunto de atividades;

  •  Simular uma linha de produção;

  •  Simular problemas da vida real e solucioná-los;

  •  Definir ações que possam ser executadas para melhorar a produtividade.

 


CONTEÚDOS DOS TRABALHOS


O desenvolvimento desse exercício prático se justifica pelos desafios que os engenheiros encontrarão no mercado de trabalho:


  •  Baixa produtividade industrial do Brasil;

  •  Dificuldade em desenvolver e implantar metodologias modernas de gestão e otimização da produção;

  •  Má qualidade na formação dos Engenheiros.

A aula foi desenvolvida no laboratório de processos, e foram utilizados caminhões de brinquedo, organizados em uma sequência de montagem

Como Citar
FERP, UGB et al. AULA PRÁTICA DE SIMULAÇÃO DE UMA LINHA DE PRODUÇÃO. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/371>. Acesso em: 03 jul. 2024.