O USO DA TECNOLOGIA CAD PARA O ENSINO DE DESENHO TECNICO NO CURSO DE ENGENHARIA MECANICA

  • UGB FERP UGB
  • Geovani Dornelas

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


O relato a seguir trata-se de uma experiência metodológica bem-sucedida aplicada na disciplina Desenho Técnico, do 5º período no curso de Engenharia Mecânica, no campus de Barra do Pirai/RJ. A partir dos avanços tecnológicos queremos que este trabalho possa contribuir para melhorar a percepção de estudantes de desenho técnico e colaborar para uma melhora na deficiência encontrada em relação à visão espacial, principalmente quando se trata de uma perspectiva em três dimensões. E ainda, encontrar mecanismos que ajude a estimular a capacidade dos profissionais, principalmente da área de engenharia no uso da inteligência espacial e interpretação geométrica na atividade de projeção de objetos e no uso de vistas bidimensionais para tridimensionais e vice-versa. No entanto, esse trabalho justifica-se pela importância da utilização da ferramenta CAD para auxiliar nas aulas de desenho.


 


OBJETIVOS DA AÇÃO


O objetivo desse trabalho é proporcionar aos profissionais de desenho de projetos uma visão mais ampla no desenvolvimento das suas atividades, aguçando a criatividade no momento de desenvolver seus projetos.


Objetivos específicos


  •  Apresentar a importância que o desenho tem tido desde tempos remotos aos dias de hoje, a influência no cotidiano da vida das pessoas, e principalmente na esfera acadêmica e profissional.

  •  Fazer um levantamento teórico sobre a importância da utilização da tecnologia no ensino de desenho.

  •  Facilitar aos usuários o acesso às informações presentes nos materiais de AutoCAD, para auxiliar na construção dos desenhos.

  •  Apresentar as diversas ferramentas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do desenho e a melhor forma para aplicá-las no contexto do dia-a-dia.

 


CONTEUDOS TRABALHADOS


O Estudo foi realizado através de revisões bibliográficas relacionadas às mídias de comunicação e interação digital. Entendem-se como interação as formas de manifestações utilizando-se do mundo virtual. Já a mídia são canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação que permitem a distribuição ou comunicação das obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais. Serão selecionados artigos, sites reconhecidos e textos acadêmicos como dissertações e teses devido à suas maiores circulações no meio científico e profissional todo esse levantamento foi necessário para dar embasamento teórico X pratico na disciplina de Desenho Técnico. A parte pratica foi feita com o software CAD ministrado aos alunos de graduação. A disciplina buscou a partir de pontos básicos e avançando gradativamente na aplicação de comandos e exercícios práticos, inserir o conhecimento da ferramenta, tornando assim os alunos aptos no manuseio da mesma. No período que envolve trabalhamos primeiro a aplicação do conhecimento no plano bidimensional, e posteriormente no segundo momento, aplicações de comandos tridimensionais, visando preparar o aluno para desenvolver projetos de menor ou maior nível de dificuldade, e no final do semestre ficou acertado entre professor e alunos a criação de um projeto em 3D de um carro modelo mini baja de competição universitária todo ele construído utilizando a ferramenta Cad.

Como Citar
FERP, UGB; DORNELAS, Geovani. O USO DA TECNOLOGIA CAD PARA O ENSINO DE DESENHO TECNICO NO CURSO DE ENGENHARIA MECANICA. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/379>. Acesso em: 26 abr. 2024.