CONFORTO AMBIENTAL

Ar Condicionado, Conforto Ambiental e Climatização

  • UGB FERP UGB
  • Maria Olinda Sampaio

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Disciplina "Ar Condicionado, Conforto Ambiental e Climatização"


Curso: Engenharia Ambiental – campus Nova Iguaçu


 


OBJETIVO DA AÇÃO


Apresentar e contribuir para as diversas formas de ministrar a disciplina de Conforto para conhecimento de questões profissionais, colocando o pensamento direcionado à solução de problemas reais. Iniciar os alunos na prática de problemas reais e incentivá-los a buscar soluções que possam resolvê-los. Orientar sobre a metodologia de pesquisa a ser desenvolvida para o conhecimento do problema, desenvolvimento de questionário de levantamento de dados. Utilizar o levantamento como subsídio para elaboração de material didático para as comunidades trabalhadas. Propor soluções adequadas para os problemas encontrados e encaminhar aos órgãos competentes para implantação do projeto proposto. Distribuição do material de divulgação à comunidade objeto da pesquisa.


 


CONTEÚDOS TRABALHADOS


 


A disciplina "Ar Condicionado, Conforto Ambiental e Climatização" trabalha diversos conteúdos relacionados à questão do conforto, em primeiro plano do conforto térmico e na abrangência proposta trabalhamos os diversos confortos: visual, sonoro, olfativo, tátil. Assim trabalhamos em curto prazo todas estas questões que de alguma forma acabam interferindo no conforto térmico e na climatização. A posição da edificação no lote e a importância da orientação solar para o aproveitamento do ar, da claridade e da insolação, nesse sentido estudamos a Carta Solar e as temperaturas incidentes nos diversos dias e horários do ano. A abrangência das cores que podem interferir na questão da insolação, do som que os equipamentos podem ter e incomodar os moradores, dos cheiros de gases e até de tintas, que podem trazer alergias e das questões de acessibilidade dentro e fora da moradia. Agregado a esses conteúdos são colocada as normas utilizadas para elaboração desses projetos, seja internacionais ASHRAE americana e da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, cujo lançamento em 2013 da NBR 15.575 - Norma de Desempenho das Unidades Habitacionais, além das certificações de novos empreendimentos. A abrangência de assuntos nessa disciplina pode incentivar os alunos a ter uma visão mais ampla da Engenharia Ambiental e buscar diversas alternativas de trabalho.

Como Citar
FERP, UGB; SAMPAIO, Maria Olinda. CONFORTO AMBIENTAL. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/388>. Acesso em: 18 abr. 2024.