ANALISE DE TENSÕES ATUANTES NO MENISCO HUMANO VIA MÉTODOS DE RIGIDEZ À 180º,135º,90º E 45º DE FLEXÃO ARTICULAR DURANTE O EXERCICIO DE AGACHAMENTO ESTATICO

ANÁLISE COMPARATIVA DE RESULTADOS

  • UGB FERP UGB
  • Tatyanna Assumpção
  • Natalie Von Paraski

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo o estudo das propriedades mecânicas do menisco durante o agachamento estático em quatro posições de angulação do joelho pré determinadas à 180º, 135º, 90º e 45º, tais como tensão máxima atuante por área, rigidez, índice de deformação,por exemplo,visto que esta peça articular e responsável, em parte, por absorver e distribuir as cargas atuantes nos membros inferiores do corpo humano, tanto em repouso quanto em movimento. Devido à impossibilidade de coletar dados de maneira prática, foram utilizadas técnicas de determinação por meio de softwares computacionais para a realização de cálculos matemáticos não só para obter as tensões impostas, mas também para simular o efeito destas em relação à deformação plástica sofrida pela estrutura. Vale ressaltar que a visão presente dos meniscos, nesse caso, é puramente mecânica, uma vez que o joelho, articulação à qual a peça se insere, caracteriza-se por uma estrutura complexa, com anatomia variada, porém, com funções análogas a peças mecânicas existentes. Os estudo foi realizado de maneira à obter uma analise comparativa entre as posições escolhidas em relação às propriedades mecânicas analisadas.

Como Citar
FERP, UGB; ASSUMPÇÃO, Tatyanna; VON PARASKI, Natalie. ANALISE DE TENSÕES ATUANTES NO MENISCO HUMANO VIA MÉTODOS DE RIGIDEZ À 180º,135º,90º E 45º DE FLEXÃO ARTICULAR DURANTE O EXERCICIO DE AGACHAMENTO ESTATICO. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/391>. Acesso em: 29 mar. 2024.