OS JOGOS MUSICAIS COMO FERRAMENTA ARTETERAPÊUTICA COM CRIANÇAS DE OITO A DOZE ANOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR

  • UGB FERP UGB
  • Luiza Angélica Paschoeto
  • Márlon Vieira

Resumo

Este artigo busca uma reflexão sobre o uso dos jogos musicais e sua atuação como ferramenta arteterapêutica em crianças de oito a doze anos com déficit de atenção em ambiente escolar. Para tanto, procurou-se abordar e discutir alguns estudos sobre a influência dos jogos musicais e sua aplicação nos processos de dificuldade de aprendizagem dessas crianças. Para melhor compreensão do assunto, recorremos a uma revisão teórica dos trabalhos já realizados nos quais se pesquisou os autores da área de Arteterapia e da Educação Musical. A relação que a música exerce sobre as crianças é claramente perceptível no canto, na dança, e principalmente, nas brincadeiras. A vivência musical desempenhada pelo lúdico interfere no desenvolvimento cognitivo, assim como na sensibilidade das crianças e, nesse sentido, a investigação desse processo na Arteterapia se faz relevante.

Como Citar
FERP, UGB; PASCHOETO, Luiza Angélica; VIEIRA, Márlon. OS JOGOS MUSICAIS COMO FERRAMENTA ARTETERAPÊUTICA COM CRIANÇAS DE OITO A DOZE ANOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/407>. Acesso em: 26 abr. 2024.