A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COMPONENTE CURRICULAR “LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA” NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

  • UGB FERP UGB
  • Luiza Angélica Paschoeto

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


O trabalho apresentado traduz a prática das disciplinas Laboratório de Prática Pedagógica III, ministrada no 3º Períodos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, no segundo semestre do ano de 2014, com 16 alunos distribuídos em 4 grupos. Neste período o componente curricular tem como tema principal a “Educação das Relações Étnico-Raciais”.


 


OBJETIVOS DA AÇÃO


O componente curricular desenvolve suas atividades sobre um problema formulado, de caráter interdisciplinar, utilizando uma metodologia que promova as seguintes competências (conteúdos, capacidades, habilidades, atitudes e valores) nos educandos:


 


  •  Capacidade para identificar, planejar e resolver problemas.

  •  Capacidade de abstração, análise e síntese.

  •  Capacidade de investigação.

  •  Capacidade de aprender a atualizar-se permanentemente.

  •  Capacidade de trabalho em equipe.

  •  Capacidade de tomar decisões.

  •  Capacidade de comunicação oral e escrita.

  •  Capacidade criativa.

  •  Conhecimentos sobre a área de estudo e a profissão.

  •  Habilidade para buscar, processar e analisar informação.

  •  Habilidades interpessoais.

 


Em LPP III, os objetivos da disciplina são:


  •  Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à Educação das Relações Étnico-raciais, por meio da prática dialógica, de forma coletiva; da participação cidadã; e das decisões que afetam a convivência humana.

  •  Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre Educação das Relações Étnico-raciais e a prática cotidiana que envolve o campo de conhecimento do curso.

  •  Adquirir visão geral dos problemas que afetam as Relações Étnico-raciais, suas causas e consequências na atualidade.

  •  Discutir os modos como as identidades sociais passaram a ser acionadas no contexto das mudanças pelas quais vem passando a sociedade brasileira.

 


CONTEÚDOS TRABALHADOS


Neste semestre, o conteúdo escolhido foi “A autoidentificação, identidade étnico-racial e heteroclassificação” de professores e estudantes em escolas de ensino fundamental, tomando por base as discussões em torno dos seguintes temas:


  •  Termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais: identidade, identidade negra, identidade indígena; raça e etnia; racismo, etnocentrismo, preconceito racial, discriminação racial, democracia racial, mestiçagem; preconceito e discriminação.

  •  Configurações dos conceitos de raça, etnia e cor no Brasil: entre as abordagens acadêmicas e sociais.

Como Citar
FERP, UGB; PASCHOETO, Luiza Angélica. A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO COMPONENTE CURRICULAR “LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA” NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/408>. Acesso em: 26 abr. 2024.