A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPONENTE CURRICULAR “LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA” NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

  • UGB FERP UGB
  • Luiza Angélica Paschoeto

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Este relato tem por objetivo detalhar a experiência metodológica empregada no Curso de
Licenciatura em Pedagogia, no componente curricular Laboratório de Prática Pedagógica II,
no segundo semestre do ano de 2014, no 2º Período, envolvendo 39 alunos organizados em 9
grupos. Esse componente curricular estuda as questões ligadas ao meio ambiente e à
Educação Ambiental em uma perspectiva da Ecopedagogia.
OBJETIVOS DA AÇÃO
O componente curricular desenvolve suas atividades sobre um problema formulado, de
caráter interdisciplinar, utilizando uma metodologia que promova as seguintes competências
(conteúdos, capacidades, habilidades, atitudes e valores) nos educandos:
· Capacidade para identificar, planejar e resolver problemas.
· Capacidade de abstração, análise e síntese.
· Capacidade de investigação.
· Capacidade de aprender a atualizar-se permanentemente.
· Capacidade de trabalho em equipe.
· Capacidade de tomar decisões.
· Capacidade de comunicação oral e escrita.
· Capacidade criativa.
· Conhecimentos sobre a área de estudo e a profissão.
· Habilidade para buscar, processar e analisar informação.
· Habilidades interpessoais.
Em LPP II, os objetivos da disciplina são:
· Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à Educação
Ambiental, através da prática dialógica, de forma coletiva; da participação na gestão
dos recursos ambientais; e das decisões que afetam o meio ambiente.
· Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre Educação Ambiental e a prática
cotidiana que envolve o campo de conhecimento do curso.
· Adquirir visão geral dos problemas ambientais em nível global, suas causas e
consequências na atualidade e no futuro.
CONTEÚDOS TRABALHADOS
Os conteúdos foram escolhidos pelos grupos a partir de seus interesses em educação
ambiental, envolvendo principalmente os seguintes temas:
· O despertar da consciência ambiental planetária.
· O desenvolvimento sustentável.
· Compromisso social e sustentabilidade.
· Qualidade de vida e preservação ambiental.
· A Educação Ambiental em espaços escolares.
Cada grupo elaborou um projeto que envolveu direta ou indiretamente um dos temas citados.
São eles:
Grupo 1. O trabalho interdisciplinar relacionado à sustentabilidade.
Grupo 2. Coleta seletiva de resíduos domésticos.
Grupo 3. Conscientização sobre a preservação da água.
Grupo 4. A reciclagem como processo de aprendizagem na utilização para brinquedos e jogos
lúdicos na educação fundamental.
Grupo 5. Qualidade de vida e Preservação Ambiental.
Grupo 6. O fim dos lixões e o começo da conscientização: a educação ambiental no meio
escolar.
Grupo 7.Qualidade de vida e preservação ambiental em escolas públicas.
Grupo 8. Reutilizando os resíduos sólidos orgânicos no contexto escolar.
Grupo 9. Coleta Seletiva de “Lixo”.

Como Citar
FERP, UGB; PASCHOETO, Luiza Angélica. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COMPONENTE CURRICULAR “LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA” NO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/409>. Acesso em: 23 abr. 2024.