ENSINANDO A ENSINAR

  • UGB FERP UGB
  • Natasha Logsdon

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


O relato de prática pedagógica intitulado “ENSINANDO A ENSINAR” apresenta a forma de condução de projetos realizados pelos alunos dos 2º e 3º períodos de Educação Física, sob a temática EDUCAÇÃO AMBIENTAL, vinculada à disciplina Laboratório de Práticas Pedagógicas II. A referida disciplina, que se divide em quatro módulos – Laboratório de Práticas Pedagógicas (LPP) I, II, II e IV -, apresentada ao curso de Educação Física, tem como objetivo principal atuar na formação de seres que sejam preparados para ensinar, sob o enfoque de temáticas interdisciplinares e transversais, de acordo com as habilidades e competências relativas ao curso. O módulo LPP II visa construir, colaborativamente, conhecimento ambiental, e, este projeto se justifica à medida que foram exploradas as capacidades dos alunos em disseminar os conhecimentos ambientais adquiridos durante a disciplina em prol da educação de pessoas envolvidas no projeto, e nele, instruídas a viver em um ambiente melhor. A relevância do projeto se dá pela forma intervencionista na qual foi conduzido e aplicado, com o objetivo de promover educação ambiental para todos os envolvidos.


 


OBJETIVOS DA AÇÃO


Objetivo Geral da disciplina


Permitir aos alunos da Educação Física do UGB colocarem os conhecimentos obtidos em sala de aula ao longo da disciplina a serviço de melhorar a qualidade de vida de uma determinada população através da educação ambiental, praticando assim seus atributos para a futura docência.


Objetivo Geral do projeto


O projeto ENSINANDO A ENSINAR tem como objetivo geral realizar pesquisas e práticas que proporcionem conhecimento ambiental e a prática pedagógica que os envolve.


Objetivos Específicos do projeto


- Demonstrar o papel do professor de educação física perante a educação ambiental;


- Incentivar os alunos a desenvolverem práticas pedagógicas que permeiam a educação ambiental;


- Estimular a capacidade de preservação ambiental e disseminação dessa prática;


- Organizar espaços para produção e aquisição de conhecimentos relativos à educação ambiental de forma dialógica e coletiva;


- Capacitar o aluno a participar da gestão dos recursos ambientais e das decisões que afetam o meio ambiente;


- Adquirir visão geral dos problemas ambientais em nível global, suas causas e consequências na atualidade e no futuro, e, procurar disseminar essa visão para os seus futuros alunos, conseguindo assim promover a formação de seres pensantes e envolvidos com a preservação e melhoria do meio em que vivem.


 


CONTEÚDOS TRABALHADOS


Problematização e desenvolvimento dos temas em sala de aula


Os alunos receberam aulas teóricas sobre as temáticas: biodiversidade socioambiental, ecologismo e preservacionismo, desenvolvimento sustentável, compromisso social e sustentabilidade, esgotamento dos recursos não-renováveis, e, educação ambiental em espaços escolares e não-escolares.


Debate em sala de aula sobre os temas apresentados e discussão sobre formas de intervenção


Os alunos debatem entre si e com o professor os temas apresentados e selecionam suas principais áreas de interesse e começam a projetar uma forma de intervenção ambiental em determinada comunidade alvo.


Desenvolvimento do projeto teórico


Com a ajuda do professor, os alunos escrevem seus projetos segmentados em introdução, justificativa, objetivos, metodologia, desenvolvimento, resultados e conclusão.


Desenvolvimento prático


Durante o desenvolvimento do projeto teórico, os alunos determinam a comunidade alvo, a intervenção, a forma de abordagem e a problemática a ser trabalhada. No desenvolvimento prático, os alunos vão à campo para executar as propostas traçadas no projeto.


Apresentação dos resultados


Os alunos apresentam para turma e para o professor da disciplina a sua atuação em campo, bem como os resultados e os produtos gerados a partir da intervenção.

Como Citar
FERP, UGB; LOGSDON, Natasha. ENSINANDO A ENSINAR. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/411>. Acesso em: 19 abr. 2024.