GEO-HISTÓRIA AMBIENTAL

ANÁLISE SISTÊMICA DA HISTÓRIA

  • UGB FERP UGB
  • Vagner dos Santos

Resumo

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


Curso – Licenciatura em História


Disciplina – Geo-história ambiental


Série – 1º. Ano, 1º. Período


 


OBJETIVO


A prática pedagógica a ser descrita está materializada em uma disciplina que fora incorporada ao curso de história do UGB, campus Volta Redonda, há cerca de cinco anos. Ao longo dos anos, houve algumas alterações na ementa da disciplina a ponto de torná-la mais eficiente no seu objetivo central. Com a colaboração de outros profissionais, chegamos à formatação atual. A disciplina Geo-história ambiental surgiu da necessidade de ampliar o conhecimento dos acadêmicos de História na área de Geografia, tendo em vista a complementaridade entre estas duas áreas do conhecimento. Algumas outras Instituições, sobretudo públicas, utilizam a disciplina Geo- -história em seus programas. No UGB, resolvemos ampliar esta interação entre as áreas do saber e incluímos a questão ambiental, idealizando assim a disciplina Geohistória ambiental. Assim o fizemos em função da grande relevância do tema Meio Ambiente ao longo das duas últimas décadas, sobretudo como consequência das mudanças climáticas. Uma outra razão para a implementação da disciplina foi a necessidade de darmos aos nossos acadêmicos uma visão mais sistêmica dos fatos que envolvem a nossa sociedade. Uma das críticas mais comuns à relevância do ensino médio, onde os nossos acadêmicos atuarão profissionalmente, está relacionada com a pouca conexão dos assuntos estudados nesta etapa da educação. O conhecimento que se adquire em cada disciplina ocorre de maneira desencadeada e o aluno não consegue, muitas vezes, ver importância naquilo que se estuda. Portanto, encadear idéias e associar fatos, antes analisados isoladamente, é o objetivo desta disciplina experimental que estamos aplicando no curso de história.


 Outro argumento favorável a este experimento é uma das diretrizes apontada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) com o objetivo de reformular o ensino médio com a fim de torna-lo mais atrativo: No mundo todo, a facilidade de acessar, selecionar e processar informações está permitindo descobrir novas fronteiras do conhecimento, que se revela cada vez mais integrado. Integradas são também as competências e habilidades requeridas por uma organização da produção na qual criatividade, autonomia e capacidade de solucionar problemas serão cada vez mais importantes. Mais do que nunca, há um forte anseio de inclusão e de integração sociais, como antídoto a uma visível ameaça de fragmentação e segmentação. A mudança de paradigmas no conhecimento, na produção e no exercício da cidadania colocou em questão uma antiga dualidade observada na educação média. http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/encart e.pdf Esta integração das disciplinas não é algo simples de se implementar, sobretudo em função da maneira como nós professores fomos formados. A experiência que estamos realizando no curso de História do UGB é uma tentativa de darmos aos futuros profissionais da educação uma nova forma de abordagem de temas da história ressaltando como os fatos históricos estão integrados com outros fenômenos da sociedade.


 


CONTEÚDOS TRABALHADOS


Os conteúdos abordados são: Revolução agrícola, Revolução industrial, Revolução técnocientífica, Consumismo e Mudanças geográficas e ambientais resultantes dos fenômenos revolucionários citados. Os pesquisadores que nortearam a composição da disciplina foram: Mauro Grun na área ambiental, Antônio Carlos Gil com os métodos de pesquisa social, Eric Hobsbawn com a contextualização histórica e Georges Benko com a análise do espaço geográfico e econômico.

Como Citar
FERP, UGB; DOS SANTOS, Vagner. GEO-HISTÓRIA AMBIENTAL. Simpósio, [S.l.], n. 3, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/419>. Acesso em: 25 abr. 2024.