A CÉLULA

  • UGB FERP UGB
  • Natasha Logsdon

Resumo

Dados de identificação
Curso: Biomedicina
Disciplina: Biologia Celular, vinculada à disciplina Projeto de Extensão à Comunidade (PEC)
– 7º Período.
O relato de prática pedagógica intitulada “A CÉLULA” representa a abordagem realizada
pelos alunos do 7º período de Biomedicina 2015/1 do UGB, sob o enfoque da Biologia
Celular, vinculada à disciplina Projeto de Extensão à Comunidade (PEC). A referida
disciplina tem como objetivo principal utilizar conhecimentos adquiridos pelos alunos ao
longo do curso em benefício uma comunidade local, a partir de temáticas interdisciplinares e
transversais, de acordo com as habilidades e competências relativas ao curso. O projeto visa
construir conhecimento em biologia celular, e, este projeto se justifica à medida que foram
exploradas as capacidades dos alunos da Biomedicina em disseminar os conhecimentos
adquiridos no decorrer do curso em prol do implemento sobre a temática para os alunos do
ensino médio da escola CIEP 287, no bairro Matadouro em Barra do Piraí. A relevância do
projeto se dá pela forma intervencionista na qual foi conduzido e aplicado, com o objetivo de
promover escolarização em biologia celular, aquisição de conhecimento e aulas de reforço
para os alunos do ensino médio envolvidos.
Objetivos da ação
2.1. Objetivo Geral da disciplina
Permitir aos alunos da Biomedicina do UGB colocarem os conhecimentos obtidos em sala de
aula ao longo do curso a serviço de beneficiar uma determinada população através de uma
intervenção pertinente às competências e habilidades do curso.
2.2. Objetivo Geral do projeto
O projeto A CÉLULA teve como objetivo geral promover conhecimento sobre biologia
celular através de uma intervenção lúdica, interativa e dinâmica feita pelos alunos do UGB
para os alunos do CIEP.
2.3. Objetivos Específicos do projeto
- Apresentar uma estrutura celular em proporções gigantes, desenvolvendo modelos
representativos das organelas celulares;
- Possibilitar aos alunos do CIEP a oportunidade de aprender e interagir no interior celular de
uma forma lúdica e curiosa;
- Conhecer e interagir com o microscópio;
- Apresentar um breve histórico da teoria celular e seu desenvolvimento até a atualidade.
Conteúdos trabalhados


  •  Problematização e desenvolvimento dos temas em sala de aula

           Os alunos receberam aula teórica de revisão sobre as temáticas: biologia celular; o histórico
           da biologia celular; diferenciação dos tipos celulares; preparação de lâminas e manuseio do
           microscópio óptico.


  • Debate em sala de aula sobre os temas apresentados e discussão sobre formas de intervenção

           Os alunos debateram entre si e com o professor os temas apresentados e selecionaram suas
           principais áreas de interesse e começam a projetar uma forma de intervenção lúdica e
           interativa na comunidade alvo.


  •  Desenvolvimento do projeto teórico

           Com a ajuda do professor, os alunos escreveram o projeto segmentado em introdução,
           justificativa, objetivos, metodologia e desenvolvimento, e, após a aplicação deste, os
           resultados e conclusão. Também foram apresentados na parte teórica do projeto o cronograma
          de execução, a planilha de custos, o planejamento financeiro de apoio e patrocínio e os anexos
          do projeto que compreendem os panfletos, cartazes, convites e ofícios para disponibilização
          de recursos.


  •  Desenvolvimento prático

           Durante o desenvolvimento do projeto teórico, os alunos determinaram à comunidade alvo, a
           intervenção, a forma de abordagem e a problemática a ser trabalhada. No desenvolvimento
          prático, os alunos vão à campo para executar as propostas traçadas no projeto.


  • Apresentação dos resultados

          Os alunos apresentam para turma e para o professor da disciplina a sua atuação em campo,
          bem como os resultados e os produtos gerados a partir da intervenção, com registro através do
portfólio do projeto.

Como Citar
FERP, UGB; LOGSDON, Natasha. A CÉLULA. Simpósio, [S.l.], n. 4, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/434>. Acesso em: 29 mar. 2024.