PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA SUBSIDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

  • UGB FERP UGB
  • Gilnei Mendes
  • Luciene de Fátima

Resumo

Dados de identificação
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Geometria Analítica (GA) – 1º período
A prática pedagógica intitulada “PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA
SUBSIDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO”,
direcionada para área de Ciências Exatas e da Terra, foi aplicada na disciplina de Geometria
Analítica (GA) para alunos do 1º período de Engenharia Civil na UGB do campus de Volta
Redonda. Nessa prática, foram utilizadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
facilitando a identificação de competências deficitárias e de quais alunos prescindiam de
maior atenção no ensino de GA. Inicialmente para essa ação, foi elaborado um formulário
eletrônico no Drive do Google contendo 15 questões objetivas da referida disciplina. Esse
formulário foi disponibilizado, após o ensino dos conteúdos matemáticos, no portal do Núcleo
de Educação à Distância do Centro Universitário Geraldo Di Biase (Nead-UGB). Após o
encerramento do prazo definido para resolução e envio, o formulário foi fechado para efetuarse
a correção eletrônica com o auxílio de uma segunda TIC denominada FLUBAROO. Com
isso, houve o levantamento estatístico de desempenho dos discentes e de rendimento da turma
por questão, com extrema celeridade.


 


Objetivo da ação
Objetivo Geral
Verificar o nível de aprendizagem dos conteúdos matemáticos anterior à realização da
avaliação somativa realizada ao final de cada bimestre.


Objetivo Específico
- Identificar quais os descritores matemáticos que necessitam de aprofundamento;
-Reavaliar as estratégias de ensinoutilizadas no decorrer do bimestre;
- Identificar quais alunos apresentam desempenho insatisfatório na disciplina;
- Elevar a aprendizagem na disciplina proposta.


 


Conteúdos trabalhados
Foram abordados os conteúdos de GA previstos no plano de curso do 1º período de
Engenharia Civil, referentes ao 1° bimestre.

Como Citar
FERP, UGB; MENDES, Gilnei; DE FÁTIMA, Luciene. PROPOSTA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA SUBSIDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. Simpósio, [S.l.], n. 4, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/441>. Acesso em: 26 abr. 2024.