PROJETO DE PEDAGOGIA HOSPITALAR

  • UGB FERP UGB
  • Adriana Ernesto
  • Beatriz Barcellos

Resumo

Dados de Identificação
Curso: Pedagogia
Disciplina: Pedagogia Hospitalar
Série: do 5º ao 8º do Curso de Pedagogia
Objetivos da ação


  • Oferecer ao discente desta instituição de ensino a oportunidade de realizar a prática de uma pedagogia em outro contexto que não o escolar.

  • Oferecer ao discente hospitalizado, ou em longo tratamento hospitalar, a valorização de seus direitos à educação e à saúde, como também ao espaço que lhe é devido enquanto cidadão.

  • Contribuir no desenvolvimento físico, intelectual, cultural e social do aluno;

  • Estabelecer a integração família/hospital/escola, visando o bem estar do internado;

  • Desenvolver habilidades e competências no discente hospitalizado;

  • Colaborar no aperfeiçoamento integral do educando enfermo, na continuidade de suas atividades pedagógicas e na recuperação mais rápida de sua saúde;

  • Proporcionar oportunidades e facilidades através de atividades lúdicas para a recuperação do aluno;

  • Favorecer a parceria Universidade/ Hospital, no propósito de unir forças em benefício da população na área da saúde e da educação.

Conteúdos trabalhados
Este projeto é de suma relevância visto que temos em nossa sociedade hospitais com discentes
internados impossibilitados de frequentar a escola com necessidades educativas e direitos
legais de acesso ao seu desenvolvimento holístico.
Dispõe então neste projeto ao estudante um atendimento educacional de grande relevância,
qualidade de condições para seu desenvolvimento intelectual e afetivo.
Sendo um projeto pioneiro em nossa região, torna-se de suma importância para todas as
pessoas envolvidas neste processo de recuperação do discente internado, garantindo-lhe um
atendimento global, salvaguardando sua reintegração ao ambiente escolar, tendo mantidas e
desenvolvidas suas habilidades e competências primordiais ao seu sucesso escolar pósinternação.
Sabendo-se que a enfermidade muitas vezes priva o aluno de frequentar regularmente a escola
por períodos ora curtos, ora prolongados, e por isso tendo prejuízo em seu desempenho, o
pedagogo entra em cena trazendo esta nova realidade a ele, pois além de desenvolver um
trabalho pedagógico, também trabalhará o lúdico de forma educativa e construtiva, levando-o
a se sentir aliviado ante as tantas privações que a situação lhe causa.
É de suma importância a continuidade dos estudos no período de internação do discente, pois
lhe trará mais vigor e estimulará suas habilidades de forma que acelere seu processo de cura.
Assim sendo, a PEDAGOGIA HOSPITALAR pode ser vista como um recurso valioso e
contribuidor à cura, favorecendo a associação do resgate, de forma
multi/inter/transdisciplinar, da condição inata do organismo, de saúde e bem-estar, ao resgate
da humanização e da cidadania.

Como Citar
FERP, UGB; ERNESTO, Adriana; BARCELLOS, Beatriz. PROJETO DE PEDAGOGIA HOSPITALAR. Simpósio, [S.l.], n. 4, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/448>. Acesso em: 26 abr. 2024.