A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMISMO INFANTIL E SEUS IMPACTOS NA INFÂNCIA

  • UGB FERP UGB
  • Marilane Confort
  • Aline Sant’ Ana

Resumo

O presente artigo tem por objetivos investigar como o consumismo infantil atrelado à mídia
pode afetar o desenvolvimento infantil; identificar fatores que induzem às crianças ao
consumo excessivo e o papel da escola como espaço de práticas significativas emancipadoras
e transformadoras com o intuito de reverter a situação abusiva de consumo entre as crianças.
Para isso foi feito um levantamento bibliográfico acerca da construção e desaparecimento da
infância, a relação entre consumo e mídia e o papel da escola frente a essa nova perspectiva
de infância. Realizou- se uma pesquisa de campo, de caráter qualitativo, com o intuito de
identificar se realmente há uma prática consumista nas instituições de Educação Infantil. O
resultado da pesquisa evidenciou que o consumismo infantil está presente nessas instituições,
os docentes sentem a influência da mídia dentro da sala de aula, porém, alguns professores só
fazem intervenções pedagógicas quando há uma evidência brusca de consumo ou valorização
do ter ao invés do ser.

Como Citar
FERP, UGB; CONFORT, Marilane; SANT’ ANA, Aline. A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO CONSUMISMO INFANTIL E SEUS IMPACTOS NA INFÂNCIA. Simpósio, [S.l.], n. 4, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/475>. Acesso em: 29 mar. 2024.