O Uso da Ferramenta Computacional Sketchup e de Objetos no Ensino de Geometria Descritiva

  • UGB FERP UGB
  • Bruna de Souza

Resumo

Dados de identificação
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Disciplina: Geometria Descritiva (2º período)
Objetivos da Ação
O ensino da Geometria Descritiva para os alunos de Arquitetura e Urbanismo objetiva, entre
outros aspectos: a habilidade de visualizar em três dimensões desenhos representados em
épura e a habilidade de representar em épura objetos em três dimensões. Além de ser o
aprendizado mais importante a ser levado pelos alunos, com essa habilidade os outros
aspectos da disciplina são muito mais facilmente compreendidos e aprendidos. Mas, embora
essa habilidade seja um dos principais objetivos da disciplina, há uma grande dificuldade por
parte dos alunos em visualizar e compreender o que são as projeções, e diferenciá-las do
elemento espacial que as mesmas representam. Portanto, para auxiliar nessa compreensão,
foram utilizados diferentes recursos, entre eles um triedro elaborado em Papel Cartão e
objetos que representam os diferentes elementos geométricos e a ferramenta computacional
Sketchup, que permite alternar entre uma visão tridimensional e uma visão em projeção
paralela. A utilização desses recursos busca trazer aos alunos a visão tridimensional do objeto
no espaço que está sendo representado em épura no quadro negro, auxiliando na compreensão
da relação entre os dois.
Conteúdos trabalhados
As ferramentas são utilizadas em todos os conteúdos da disciplina, contribuindo para a
correlação entre objeto 3D e sua representação bidimensional em épura, para que aos poucos
os alunos consigam visualizar a realidade espacial a partir de um desenho bidimensional e
vice-versa. Assim, começamos pelo conceito de representação em projeção paralela e épura,
utilizando as projeções apenas no primeiro diedro e com o auxílio de um plano de projeção
lateral – uma vez que na arquitetura só se utiliza o primeiro diedro, prefere-se focar no mesmo
e dedicar tempo a elementos mais úteis nessa profissão – passando pelas verdadeiras
grandezas de retas, rebatimento de planos, intereseção de planos e retas, interseção entre
planos até a interseção de sólidos e planos.

Como Citar
FERP, UGB; DE SOUZA, Bruna. O Uso da Ferramenta Computacional Sketchup e de Objetos no Ensino de Geometria Descritiva. Simpósio, [S.l.], n. 4, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/499>. Acesso em: 20 abr. 2024.