INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O impacto da Inteligência Emocional de líderes diante dos conflitos disfuncionais nas empresas

estudo de caso numa empresa do setor financeiro

  • UGB FERP UGB
  • Cláudia Valéria Lamoglia
  • Glória Regina Soares
  • Juliana Damaceno da Costa

Resumo

Acredita-se que a inteligência emocional é um fator determinante para o sucesso das pessoas
não só no meio organizacional, mas também em sua vida pessoal. Diante disso, o objetivo
deste artigo é estudar a relação sobre a influência que a Inteligência Emocional pode exercer
sobre os conflitos disfuncionais provocados nas empresas, identificando o impacto que ela
possui sobre os líderes diante de ocasionais conflitos, causados pelo não conhecimento de
suas próprias emoções e de seus liderados e a repercussão no clima organizacional. A
metodologia utilizada no atual trabalho foi a qualitativa. Desenvolveu-se um levantamento
bibliográfico com consultas em livros, artigos e sites científicos, onde foi identificado que o
líder que possui sua inteligência emocional desenvolvida minimiza os estresses causados
pelos conflitos disfuncionais, obtendo assim, o sucesso no ambiente de trabalho. Analisou-se
a sua importância na carreira do líder e no contexto organizacional abordando alguns
conceitos acerca do tema.

Como Citar
FERP, UGB et al. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: O impacto da Inteligência Emocional de líderes diante dos conflitos disfuncionais nas empresas. Simpósio, [S.l.], n. 4, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/501>. Acesso em: 19 abr. 2024.