CONSTRUÇÕES COM BAMBU

  • UGB FERP UGB
  • Alexandre José Athayde

Resumo

A construção civil nos dias atuais necessita de novos materiais e novas técnicas, pois os problemas apresentados comprometem a qualidade dos projetos realizados. Destaca-se a necessidade de materiais alternativos que buscam reduzir os inúmeros problemas ambientais devido ao resíduo gerado e também uma ferramenta para que se consiga a mudança de hábitos e rotinas. No cenário nacional, no entanto, um material que é abundante e barato no Brasil é o bambu. Como material para construção civil, o bambu está presente em número insignificante no nosso país, principalmente se comparadas com os países da América Latina e Oriente.
Sabe-se que as aplicações do bambu como material na construção civil são múltiplas, como por exemplo: esquadrias, telhados, paredes, escadas, pisos entre outras. Dessa forma, o objetivo geral desse trabalho visa conhecer mais de perto esse material e adaptar a realidade da nossa região. Como objetivos específicos identificar os tipos de bambu existente em nossa região, verificando suas resistências individuais. Mostrar que o meio-ambiente fica mais protegido, pois os resíduos de bambu são reaproveitados. Como objetivo especifico fazer uma comparação de preços entre a construção convencional e a com o bambu.
Para desenvolvimento desse trabalho será realizado um levantamento bibliográfico sobre o assunto, procurando concentrar as ações para aplicação na construção civil. Considerando as espécies em nossa região, será ensaiado no laboratório de materiais de construção civil da Universidade Severino Sombra, as espécies separadas in natura e beneficiadas. Depois disso, deve-se montar um protótipo de casa de 60 m² para fazer a comparação de custos entre os métodos citados. Nesse processo, vai ser tomado como verdade, o custo do material de construção convencional na região e o custo com material alternativo, o bambu. O uso de materiais alternativos na construção vem sendo adotado por proporcionar o barateamento da obra, sem perder a qualidade. Já foi demostrado que o bambu tem um grande potencial em construção de pequenas edificações. Considerando que não há informação técnica acessível aos profissionais, sendo que a maioria dos estudos da utilização do material não é de autoria nacional, dificultando a acessibilidade da informação para os profissionais. Outro fator relevante, apresentou-se o preconceito do cliente, que levado pela cultura local, ressalta não considera o material nobre, classificando como menos valoroso que a madeira. Dessa forma, esse trabalho visa tornar mais acessível a utilização do bambu nas pequenas construções, contribuindo com informações e técnicas para a sua fixação.

Como Citar
FERP, UGB; ATHAYDE, Alexandre José. CONSTRUÇÕES COM BAMBU. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/531>. Acesso em: 25 abr. 2024.