METODOLOGIAS DE ENSINO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ENSINO EM MEIO AMBIENTE

  • UGB FERP UGB
  • Aline Cristina Gomes
  • Paulo Cesar Junior

Resumo

Associando a proposta do Filósofo e pedagogo Rubem Alves, de que os professores “não tem que ensinar matéria alguma”, eles tem que “espantar” os alunos, ou seja, criar neles “curiosidade pelo conhecimento”, pois este já estaria depositado nos livros, na Internet, à teoria de desenvolvimento iminente do conhecimento, desenvolvida por Vygotsky, onde ele afirma que o conhecimento só é construído por meio da interação entre as pessoas, esta pesquisa pretende avaliar a utilização de ferramentas EAD na construção do conhecimento sobre a degradação ambiental da cidade de Volta Redonda nos últimos 50 anos, em um grupo focal de 30 alunos do Ensino Médio da rede pública desta mesma cidade, que serão convidados a participar de um pequeno curso de extensão de 20 horas, montado sobre a plataforma para gestão do ensino a distância mais utilizada no mundo hoje, a Moodle pensado pelo viés das metodologias ativas de ensino. Ao início do curso será aplicado um questionário de diagnóstico da turma, formado por perguntas abertas e, ao final do curso, será aplicado um questionário avaliativo do processo, composto por perguntas abertas e fechadas, visando identificar se a percepção dos alunos sobre o tema trabalhado fora afetada pelo curso, que utiliza-se do universo midiático dos jovens e de ferramentas para construção colaborativa do conhecimento. Finalmente propõe-se o modelo de ensino híbrido, como caracteriza MORAN e BACICH como suporte para o enriquecimento das relações entre professores, alunos e informação com foco em uma construção do conhecimento mais eficaz, atrativa e quiçá, inclusiva, para a comunidade escolar. O produto final proposto é um breve curso em formato autoinstrucional, nos moldes do Ensino a Distância, sobre a história da relação da cidade volta redonda com o meio ambiente, voltado para o Ensino Médio.

Como Citar
FERP, UGB; GOMES, Aline Cristina; JUNIOR, Paulo Cesar. METODOLOGIAS DE ENSINO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL E ENSINO EM MEIO AMBIENTE. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/532>. Acesso em: 29 mar. 2024.