ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE ROLETAS NO CAMPUS UGB DE NOVA IGUAÇU

  • UGB FERP UGB
  • Flávio da Silva
  • Marcelo Cosme
  • Luís Cláudio Duarte

Resumo

Dados de identificação
Curso: Engenharia de Produção
Campus: Nova Iguaçu
Disciplina: Modelagem e Simulação – 2º e 7º períodos / 2°Semestre


 


Objetivos da Ação
Objetivo Geral
Definir a quantidade de roletas necessárias que deveriam ser implantadas na entrada principal de pedestres do campus da UGB de Nova Iguaçu, de forma a não gerar um impacto (filas) no fluxo de entrada e saída de pessoal. O estudo foi realizado com o apoio voluntário dos alunos do 2º e dos 7º períodos, como forma de apoio ao seu desenvolvimento.


Objetivos Específicos
Para realizar esse estudo simplificado foram definidas as seguintes etapas:


  •  Definir quantitativamente o fluxo de pessoas (demanda);

  •  Definir o tempo de passagem na roleta para uma pessoa (tempo nominal)

  •  Definir a capacidade de passagem na roleta (capacidade)

  •  Resultados (quantificar as roletas necessárias para absorção dos picos de fluxo nos horários de entrada e saída de pessoas)


Conteúdos trabalhados
Atualmente, a grade horária do curso de Engenharia de Produção é composta no 7º período da disciplina Modelagem e Simulação. Um estudo sobre a quantidade de roletas necessárias ao fluxo de pedestres do campus de Nova Iguaçu foi solicitado aos professores do curso, o qual se tornou uma tarefa de aprendizado para os alunos, contribuindo para a prática docente.
Foi possível por meio desse estudo, apresentar e desenvolver habilidades para identificar, modelar e resolver problemas reais de capacidade, utilizando sistemas computacionais de simulação dinâmica, além de estimular o senso crítico para tomada de decisão baseado em projeções.
Os conceitos de sistemas e modelos, Análise de séries temporais e de estatística dos dados de entrada e saída, bem como a Teorias das filas, puderam ser aplicados e difundidos para os alunos, mesmo para os de período menos avançados.

Como Citar
FERP, UGB et al. ESTUDO DE IMPLANTAÇÃO DE ROLETAS NO CAMPUS UGB DE NOVA IGUAÇU. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/542>. Acesso em: 29 mar. 2024.