GINCANA DO CONHECIMENTO

PREPARAÇÃO PARA AS QUESTÕES DISCURSIVAS DO ENADE

  • UGB FERP UGB
  • Flávio da Silva
  • Leyla de Carvalho
  • Marcelo Cosme

Resumo

Dados de identificação
Curso: Engenharia de Produção
Campus: Nova Iguaçu
Disciplina: Planejamento e Controle da Produção I



Objetivos da ação
Objetivo Geral
A Gincana do conhecimento tem por objetivo desenvolver a capacidade de resolução de questões discursivas para os alunos de graduação em Engenharia de produção.


Objetivos Específicos
Com foco nos alunos s alunos que farão o ENADE 2017, foram definidos os seguintes objetivos específicos:


  •  Desenvolver uma metodologia para que a prática seja dinâmica e atrativa

  •  Aplicar um piloto de prática pedagógica

  •  Realizar uma pesquisa de satisfação para avaliação da prática


Conteúdos trabalhados
O curso de Engenharia de Produção passará por processo de avaliação do ENADE no final do ano de 2017. Em dez anos de existência do curso no campus de Nova Iguaçu, é o terceiro exame que será realizado pelos discentes do curso. No 1º exame, em 2011, a nota dos alunos foi 0,7, no 2º exame de 2014, obteve-se grau 2,1.
Com a aplicação de simulados em outubro de 2014 e junho de 2016, para as duas turmas que farão o próximo exame, detectou-se uma deficiência na resolução de questões discursivas e, que tal fator poderia afetar a nota final do ENADE de 2017. Como parte das ações, foi elaborada a Gincana do conhecimento, realizada em duas edições, que tem por objetivo desenvolver a capacidade de resolução de questões discursivas para os alunos de graduação em Engenharia de Produção.

Como Citar
FERP, UGB et al. GINCANA DO CONHECIMENTO. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/544>. Acesso em: 18 abr. 2024.