O “MUNDO DO TRABALHO” EM TRANSFORMAÇÃO: REPERCUSSÕES SOBRE A SAÚDE, A VIDA SOCIAL, PESSOAL E FAMILIAR DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

  • UGB FERP UGB
  • Marcio de Souza

Resumo

O presente artigo é parte da pesquisa realizada para a minha tese de doutoramento em Serviço Social, concluída em 2016, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio, cuja temática tratou de pesquisar e analisar como se processam as relações e condições de trabalho dos/as assistentes sociais da Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. Como estratégia para a realização do estudo foi realizada uma pesquisa do tipo qualitativa, com aplicação de questionário semiestruturado. No que se referem às repercussões do trabalho na saúde, na vida social, pessoal e familiar dos/as assistentes sociais da Região supracitada, foi possível verificar que um número considerável de profissionais apresenta algum tipo de implicação, que vão desde problemas físicos a doenças psicossomáticas.

Como Citar
FERP, UGB; DE SOUZA, Marcio. O “MUNDO DO TRABALHO” EM TRANSFORMAÇÃO: REPERCUSSÕES SOBRE A SAÚDE, A VIDA SOCIAL, PESSOAL E FAMILIAR DOS/AS ASSISTENTES SOCIAIS DA REGIÃO SUL FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/545>. Acesso em: 25 abr. 2024.