A DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE FIBROSE E EDEMA NAS DIFERENTES FASES DO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS

  • UGB FERP UGB
  • Natasha Longsdon
  • Nathália Viana Dutra

Resumo

A imagem corporal é um dos principais fatores para a ascendência da procura por cirurgias estéticas no período atual. Procedimentos invasivos ocasionam a lesão de células e tecidos estimulando reações inflamatórias que promovem o reparo tecidual em prol da homeostasia. A agressão proporcionada aos tecidos gera mudanças de pressões nos vasos linfáticos, proporcionando o extravasamento do líquido tissular causando o edema. Tornam-se então necessárias técnicas que proporcionem a redução parcial e/ou total do edema, proporcionando aos tecidos maior nutrição devido a fluidez hídrica, minimizando possíveis complicações advindas da estase linfática. Este estudo objetivou analisar a importância da técnica de drenagem linfática manual no período pós-operatório de cirurgias estéticas, bem como o momento ideal em que a técnica deverá ser inclusa ao tratamento, minimizando o aparecimento de estruturas fibroescleróticas que são geradas em meio ao processo cicatricial. Para tal pesquisa foram realizadas buscas por meios de pesquisas bibliográficas em fontes credíveis de consulta científica sobre o tema. Contudo, a partir das análises dos dados faz-se importante a utilização da técnica de drenagem como meio de diminuição do edema e posterior aparição de estruturas inestéticas e de caráter álgico.

Como Citar
FERP, UGB; LONGSDON, Natasha; DUTRA, Nathália Viana. A DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL COMO INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA NA PREVENÇÃO DE FIBROSE E EDEMA NAS DIFERENTES FASES DO PÓS-OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLÁSTICAS. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/548>. Acesso em: 25 abr. 2024.