VÍDEOAULAS REVISIONAIS PARA CONTEÚDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA

  • UGB FERP UGB
  • Jáder Fernandes

Resumo

Dados de Identificação
Essa prática pedagógica foi desenvolvida na disciplina Física II em Engenharia Civil.
Destaca-se a utilização de recurso tecnológico acessível a todos os alunos que proporcionou maior compreensão e aproveitamento dos conteúdos ultrapassando os muros físicos do campus universitário.
De uma forma geral os alunos que ingressam nos cursos de Engenharia têm o interesse de analisar situações-problemas que vivenciarão em suas atividades profissionais bem como aprofundar cada vez mais seus conhecimentos físicos e matemáticos. Nesse contexto, no segundo semestre de 2016 foram desenvolvidasuma série de vídeo-aulas para revisar o conteúdo já trabalhado em sala de aula e melhor exemplificar e contextualizar todos os assuntos abordados.



Objetivos da Ação
Desenvolver uma prática pedagógica que amplifique a ligação discente-docente e o tempo dedicado a absorver cada assunto tratado em sala de aula criando uma ferramenta de estudo contínuo.


Objetivos específicos


  •  Potencializar a absorção dos conteúdos propostos pela disciplina;

  •  Melhorar o desempenho nas avaliações;

  •  Produzir material digital de referência para o curso;

  •  Minimizar a busca por conteúdos não confiáveis na internet.


Conteúdos dos trabalhos
O desenvolvimento dessa práticafoi realizado através da resolução de exercícios propostos em sala de aula relacionado às mídias de comunicação e interação digital. Entendem-se como interação as formas de manifestações utilizando-se do mundo virtual. Já a mídia são os canais ou ferramentas usadas para armazenamento e transmissão de informação que permitem a distribuição ou comunicação de obras intelectuais escritas, sonoras ou visuais.
O conteúdo utilizado para o piloto foi Hidrostática e Hidrodinâmica e suas áreas afins, bem como suas ligações com a Engenharia Civil.
A parte prática foi realizada através de notebook, microfone, mesa digitalizadora, software de edição/apresentação de imagens e software para gravação das vídeo-aulas.
O meio de divulgação das mídias foi o site www.youtube.com .

Como Citar
FERP, UGB; FERNANDES, Jáder. VÍDEOAULAS REVISIONAIS PARA CONTEÚDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/550>. Acesso em: 25 abr. 2024.