ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO PIRAÍ

  • UGB FERP UGB
  • Natasha Teixeira Longsdon
  • Gabriel Braga Rodrigues da Silva
  • Ana Clara Paladino dos Santos

Resumo

A água é uma substância de extrema importância para a manutenção de todos os ecossistemas da Terra. Entretanto, essa substância tão importante para os seres humanos pode ser uma via extensa de contaminação por micro-organismos como bactérias, protozoários e vermes. Estes tipos de doenças são geralmente adquiridas pela ingestão de água e alimentos contaminados ou que foram irrigados com água contaminada, e por via cutânea, ou seja, com o contato com terra ou fezes contaminadas. O objetivo geral deste projeto é proporcionar uma discussão acerca da qualidade da água potável e do trecho do Rio Paraíba do Sul que percorre e abastece a cidade de Barra do Piraí.O Método de Análise utilizado pode ser dividido em duas fases: coleta e análise.As amostras foram coletadas em locais de utilização pública como banheiros públicos,locais de coleta de água subterrânea e em trechos do rio Paraíba do Sul. As amostras coletadas foram levadas ao laboratório do UGB para serem feitas análises a fim de identificar a presença ou ausência de coliformes totais e fecais (E. Coli) e termotolerantes. As amostras foram coletadas e analisadas com intervalos de uma semana, durante sete semanas, com os seguintes resultados para coliformes totais e fecais: Amostras de água tratada: nove amostras com resultado negativo; amostras do rio Paraíba do Sul: seis amostras com resultado positivo; amostras da Mina d’agua do bairro
Santo Antônio: Cinco amostras com resultado positivo; amostras da Mina d’agua do bairro Caieira São Pedro: quatro amostras com resultado positivo.
Palavras-chave: Água contaminada. Coliforme. Escherichia Coli. Barra do Piraí.

Como Citar
FERP, UGB et al. ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO MUNICÍPIO DE BARRA DO PIRAÍ. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/551>. Acesso em: 24 abr. 2024.