EFICIÊNCIA E SEGURANÇA DO USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO COMO PREENCHEDOR EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS

  • UGB FERP UGB
  • Natasha Teixeira Longsdon
  • Mariana Cruz

Resumo

O envelhecimento é um processo natural, dinâmico e progressivo. Pode ser dividido em intrínseco, que é o envelhecimento cronológico e inevitável, e o extrínseco, que é o causado por interferência dos fatores externos, como o fotoenvelhecimento. Com a interação desses dois tipos de envelhecimento a pele sofre alterações que são quantitativas e qualitativas, causando hipotrofia, enrugamento, mudanças pigmentares, além de alterações das partes moles e osso. O ácido hialurônico cada vez mais tem se tornando uma opção para tratar algumas dessas alterações de forma não-cirúrgica. Este trabalho tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica sobre a eficiência e segurança do uso do ácido hialurônico como preenchedor em tratamentos estéticos, tendo como abordagem os fatores que levam ao envelhecimento cutâneo e as alterações causadas por estes fatores na pele. O presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, pauta-se no estudo de fontes credíveis de informação científica. Foram pesquisados artigos em língua portuguesa e inglesa, no período de janeiro a outubro de 2016, que foram publicados entre 2009 e 2016. Foram usados os bancos de dados Pubmed, Sciencedirect, Capes, Google acadêmico e Medline. O site do Conselho Regional de Biomedicina também foi consultado. As palavras utilizadas na busca foram: envelhecimento cutâneo, preenchimento facial com ácido hialurônico, hyaluronicacidaestheticstreatment. Os artigos estudados mostraram que o ácido
hialurônico é um produto versátil, fácil de armazenar e disponível em várias concentrações. Os resultados são eficazes, naturais e duradouros, a técnica é segura, de fácil execução e com baixo risco de complicação, no entanto não são isentos de riscos, e efeitos colaterais importantes podem ocorrer.

Como Citar
FERP, UGB; LONGSDON, Natasha Teixeira; CRUZ, Mariana. EFICIÊNCIA E SEGURANÇA DO USO DO ÁCIDO HIALURÔNICO COMO PREENCHEDOR EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/553>. Acesso em: 23 abr. 2024.