PROJETO OFICINA MODELO

  • UGB FERP UGB
  • Aluiz Henrique Linhares
  • Renann Alves
  • Leonam Ribeiro

Resumo

O atual artigo pretende avaliar os resultados obtidos após implantação do Projeto Oficina Modelo. Atualmente com o crescimento e aumento do desenvolvimento das empresas e consequentemente dos fluxos de produção, torna-se cada vez mais necessário um aperfeiçoamento nos processos produtivos, a fim de reduzir/eliminar perdas muita das vezes frequentes e com grande significância para a produção. A empresa mencionada no presente trabalho tem como finalidade a manutenção ferroviária e a área na qual o projeto foi implantado é uma oficina de manutenção de vagões, levando-se em conta todo o complexo da oficina, localizada em Barra do Piraí (RJ). A implantação do projeto pela empresa foi iniciada com os levantamentos das oportunidades encontradas na área, com a finalidade de se obter a identificação e descrição das melhorias ocorridas após a implantação do projeto, a identificação e descrição das modificações realizadas na área (mediante as oportunidades identificadas pela equipe responsável de acordo com as diretrizes do projeto), as melhorias do fluxo de produção, as melhorias no setor de finanças com redução de custos e das reduções de tempo do processo, com os passos galgados para que seja alcançado o almejado. Logo, é elaborada a metodologia para o estudo de caso e analise dos ganhos obtidos com o Projeto Oficina Modelo, como a redução dos custos, Hxh de mão de obra produtiva, entrando nos padrões das normas
reguladoras brasileiras para manter a oficina em funcionamento com segurança pessoal e de processo, obtendo assim reduções e melhorias significativas em todo seu processo produtivo.

Como Citar
FERP, UGB et al. PROJETO OFICINA MODELO. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/558>. Acesso em: 25 abr. 2024.