ESTUDO DAS MOEDAS DIGITAIS A PARTIR DO PROCESSO DE MINERAÇÃO DE DADOS

UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE

  • UGB FERP UGB
  • Rafael dos Santos
  • Roberto Júnior

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar a experiência docente na orientação de um trabalho de conclusão do curso de Sistemas de Informação acerca da utilização do processo de mineração de dados visando o estudo das moedas digitais, em especial da Litecoins. Este processo de pagamento virtual é implementado, de forma simples e descomplicada, através da ferramenta LTC Rabbit, que analisa todo o processo de mineração de dados da moeda virtual além de avaliar o impacto no mercado mundial com a introdução dessas novas moedas.
Como objetivos específicos, podemos citar: (i) Promover, através de um website, a mineração da Litecoin, (ii) analisar o processo de mineração de dados da Litecoin e (iii) avaliar o impacto das moedas digitais no mercado. Utilizando o método de pesquisa bibliográfica, todas as informações foram reunidas em um website em português, que foi desenvolvido para poder transmitir ao usuário, as formas de análise e obtenção de suas primeiras moedas. Com a criação do website o estudo teve como resultado, mais de duzentas visitas em menos de dois meses e a participação de voluntários que disponibilizaram tempo para esse projeto.

Como Citar
FERP, UGB; DOS SANTOS, Rafael; JÚNIOR, Roberto. ESTUDO DAS MOEDAS DIGITAIS A PARTIR DO PROCESSO DE MINERAÇÃO DE DADOS. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/575>. Acesso em: 23 abr. 2024.