OS PRONOMES DÊITICOS LÁ E ALI

Os processos cognitivos arrolados na conceptualização do espaço

  • UGB FERP UGB
  • Alexandre Batista da Silva

Resumo

Uma abordagem cognitivista dos dêiticos lá e ali no português brasileiro falado demanda a determinação de categorias não consideradas no tratamento tradicional desses itens linguísticos. Considerá-los advérbios de lugar que expressam a ideia de mais distante e menos distante obliteram a complexidade dos processos cognitivos e pragmáticos arrolados na conceptualização do espaço em português brasileiro. O objetivo principal é a descrição dos usos não fóricos desses locativos,em textos orais, para determinar as operações cognitivas na conceptualização do espaço. Para a pesquisa, combinamos a teoria dos Esquemas Imagéticos (Johnson 1987 e Lakoff 1987, 1990) e Gramática Cognitiva de Langacker (1987, 1990, 1991). Os chamados esquemas imagéticos (image schemas) correspondem à premissa de que grande parte do nosso conhecimento é estruturado por padrões dinâmicos, não-proposicionais e imagéticos dos nossos movimentos no espaço, da nossa manipulação dos objetos e de interações perceptivas. A Gramática Cognitiva permite o tratamento desses padrões como entidades simbólicas significativas que simbolizam um conteúdo conceptual. O corpus da pesquisa é multimodal, pois corresponde à transcrição das ocorrências verbais do uso dos locativos lá e ali, no programa Big Brother Brasil 10 e 15 exibidos na Rede Globo de Televisão. Para analisar os dados, recorreremos à associação de dois recursos metodológicos: a análise qualitativa de dados reais de língua falada colhidos nas gravações e a testes empíricos que demonstrem as motivações da escolha de um ou outro dêitico por falantes do português brasileiro.As primeiras análises mostram que a distinção fundamental dos dois dêiticos em termos de
critérios como imediatamente acessível ou não-imediatamente acessível ou visível e não-visível não têm se demostrado suficientes para a descrição das motivações das escolhas de uso do lá e do ali.

Como Citar
FERP, UGB; DA SILVA, Alexandre Batista. OS PRONOMES DÊITICOS LÁ E ALI. Simpósio, [S.l.], n. 5, out. 2017. ISSN 2317-5974. Disponível em: <http://revista.ugb.edu.br/ojs302/index.php/simposio/article/view/581>. Acesso em: 25 abr. 2024.